Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Se a escolha que Deus faz por Deus é tido como óbvia, resulta decisivamente mais claro estabelecer o contrário, ou seja, quais os caminhos que devem ser seguidos para realizar tal escolha.
Às vezes, a escolha se reduz a duas alternativas: o caminho prático, ativo, e o caminho da oração, o contemplativo.
Se a predileção de Deus pelo caminho de Maria, o caminho da oração, da escuta se apresenta claro é porque não podemos viver sem ela: nenhum cristão pode fazer algo diferente. Sua vida deve ser escutar e rezar.
Entre alguns rabinos de Israel discutia-se muito para se decidir sobre o que era melhor: o estudo ou a oração. Depois de muitos anos, chegou-se à conclusão unânime de que é melhor uma vida dedicada à meditação e ao estudo, porque leva diretamente à eleição de Deus como o mais importante para a vida.
Então, como fica o caso de Marta, no evangelho de hoje? Ela é uma mulher que se afana no trabalho de preparar o almoço para Jesus, enquanto Maria fica aos pés do Mestre, ouvindo tudo o que Ele tem a dizer.
Tudo se torna muito simples quando olhamos o serviço da Igreja e o serviço de cada irmão. A Igreja tem uma enorme necessidade de se colocar a serviço do necessitado. Ela prepara a mesa para todos, acolhe, orienta.
Quem tem a responsabilidade paterna e materna deve se afanar para alimentar os filhos, não importa o dia. O profissional deve se afanar no cumprimento do seu juramento como médico, advogado, engenheiro, seja qual for a sua profissão.
A beleza do evangelho de hoje está no fato de que Deus sempre nos visita. Nós precisamos ouvi-Lo, mas sem jamais deixar que o irmão passe fome, o filho se perca porque queremos assistir ao jogo de futebol ou porque temos um compromisso inadiável no restaurante com os amigos da juventude.
Deus está naquele que precisa de nós. É através dele que ouvimos Jesus falando. No cumprimento do nosso dever está a prática do que aprendemos com Ele.
O nosso dever é praticar o que Ele nos ensina todas as vezes que, na sua visita, agimos por ter bebido da sua sabedoria, enquanto Ele nos falava sabiamente.
Apresentação gratuita será no Teatro Aracy Balabanian
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq