08/09/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Hoje, celebramos a festa da natividade de Nossa Senhora. Esta é uma festa que nos ajuda a aumentar a paz em nós, porque nos fala do amor de Deus para conosco.
Pelas leituras proclamadas nas missas, nós podemos perceber que Maria é o sinal de que Deus preparou a salvação para nós: para isso, preparou por primeiro o corpo e a alma da mãe de Jesus, que também é nossa mãe.
São Paulo ao escrever aos Romanos afirma que aqueles que aqueles que Deus conheceu também os predestinou a ser conformes à imagem do seu Filho (8,9). Isso é particularmente verdadeiro para Maria, predestinada a ser conforme a imagem de Jesus. E Deus predispôs tudo isso para o bem de todos aqueles que O amam.
No evangelho, Mateus 1,1-16.18-23 mostra que Deus preparou todas as gerações humanas em vista do nascimento de Jesus e agiu de maneira sobrenatural com Maria.
Neste evangelho aparecem tanto a parte natural quanto a sobrenatural, ambas necessárias para o nascimento de Maria.
A longa série de gerações é na realidade como que a síntese de uma história viva, formada inclusive por pecadores, mas que é conduzida por Deus em vista do nascimento de Maria e de Jesus.
No fim, porém, o desejo de Deus se realiza mediante atos extraordinários, desconcertantes: José não compreende o que está acontecendo, porque tudo é obra do Espírito Santo.
A lição é clara: não basta que gerações humanas que se sucedam umas às outras, é preciso a intervenção do Espírito Santo. É Ele quem age em vista do bem maior: a salvação da humanidade, como presente de amor.
Na festa de hoje, tudo fala do amor de Deus: amor criador e amor salvador. Hoje, mais do que sempre fazemos, devemos ser gratos a Deus, porque no amor que Ele teve por Maria, amou a cada um de nós e nos dá todos os dias o seu Filho Jesus.