Evangelho do dia: Devemos pedir as grandes coisas

03/03/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Marcos 10,46-52, fala do cego Batimeu e nos faz questionar sobre aquilo que pedimos a Deus: devemos pedir as grandes coisas ou as grandes? Na verdade, devemos pedir as grandes!

Bartimeu queria algo e o pediu com todas as suas forças e, para isso, teve até que gritar. Por causa de sua insistência, Jesus não pôde seguir adiante, porque aquele que estava na beira do caminho, na guia da calçada, debaixo da marquise, precisava d’Ele e fazia de tudo para ser ouvido.

Então, chamou-o. O cego, despojando-se de tudo o que tinha, simbolizado no seu manto, se levantou e foi até onde Jesus se encontrava.

Nós nos encontramos diante de uma instrução perfeita de como nós devemos orar, rezar. Em primeiro lugar, é preciso pedir com insistência, com força, que Cristo venha nos socorrer. Em segundo lugar, precisamos fazer da mesma maneira que fez o mendigo cego: pedir com humildade!

A Jesus, o cego chamou de “Filho de Davi”, isto é, filho do maior rei de Israel. De si mesmo, o cego disse que era alguém de quem o Filho de Davi devia ter compaixão. É assim que deve se dar o encontro da criatura com o criador.

Então, quando Deus encontra uma alma bem disposta, rende-se, chama-a e faz a grande pergunta: “que queres que eu te faça?”.

Hoje, podemos nos perguntar: que quero que Deus me faça? Qual é o grande desejo que arde dentro do meu coração?

Peçamos, porém, não coisas pequenas, mas grandes. Peçamos para que aumente a nossa fé até a superação dos nossos limites, peçamos para que sejamos grandes apóstolos, peçamos para ser santos. Hoje, também precisamos pedir para que liberte da cegueira de não ver o nosso próximo que precisa de nós, de não ver a crise de valores pela qual passa a sociedade, de ver o sofrimento de tantos irmãos e fingir que não temos nada com isso. Não passemos ao lado de ninguém com indiferença.

O cego soube pedir o que precisava. E para fazer com que o seu encontro com Jesus se tornasse um acontecimento salvador não se importou de desfazer-se de seu manto, seu miserável manto, porque assim, desprendido de tudo, alcançaria a graça mais desejada em seu coração. Do que você precisa se desfazer para realizar um verdadeiro encontro com Jesus?

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio