Evangelho do dia: Devemos salvar o mundo da loucura

21/02/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pastoral/UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Podemos comparar o nosso mundo com o rapaz que evangelho de hoje, que Marcos 9,14-29, nos apresenta, possuído por um espírito maligno. Na realidade, ele tem convulsões frequentes: “Cada vez que o espírito o ataca, joga-o no chão no fogo e na água”, no fogo da violência e da guerra, na água da facilidade, no frenesi do prazer. Jesus quer curar este mundo.

Jesus nos disse que somos sal da terra e luz do mundo. Portanto, devemos salvar o nosso mundo da loucura, das convulsões. Mas como? Nós nos achamos incapazes e nos sentimos impotentes. Jesus nos mostra como fazer isso: mediante a fé e a oração. É preciso acreditar de verdade, se quisermos agir mesmo na hora da dificuldade. Com a fé, nada poderá contra nós.

Por que a oração também é necessária? No evangelho de hoje vemos que o remédio é uma morte que se abre a uma ressurreição. Marcos diz que, diante da ação de Jesus, “o espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu. O menino ficou como morto, e por isso todos diziam: ‘Ele morreu!’”. Jesus o tomou pela mão e ele ficou de pé. Morte e ressurreição!

E também o nosso mundo, atingido por tantas convulsões, precisa de uma morte, mas não de uma morte qualquer: de uma morte que prepara para a ressurreição, de uma negação que conduza à ressurreição. É por isso que precisamos da oração. Acontece o mesmo com Jesus. Ele mesmo, para aceitar morrer para ressuscitar, teve que rezar muito e de maneira intensa durante a sua agonia e, assim, encontrou, através da morte, o caminho da ressurreição.

A uma ação como esta, chamamos de obra da sabedoria divina. É com ela que precisamos ser iluminados. Peçamos, portanto, a Deus o dom da fé e da oração, para que todos os homens encontrem o caminho diário da ressurreição.

Notícias




14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial