Evangelho do dia: Hoje, a salvação entrou nesta casa!

16/11/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Lucas 19,1-10, fala de Zaqueu e de sua conversão. Zaqueu, que era um pecador, se encontra com Jesus. Trata-se de um encontro que não acontece de qualquer maneira, mas nasce da curiosidade desse homem que,certamente, admirava Jesus.
Quando Jesus passava por Jericó, havia muita gente reunida com a esperança de ver como era esse profeta de quem tanto falavam. Um desses homens perdidos na multidão era Zaqueu, homem de má fama, já que se dedicava à cobrança de impostos e, além disso, era muito rico.
Sua baixa estatura impedia-o de ver Jesus. Então, correu à frente para subir numa árvore para, daí, poder ver Jesus. Quando Jesus passou, olhou para o alto e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar na sua casa”. Ele desceu rapidamente e O recebeu com alegria.
Todo o povo começou a murmurar: “Ele foi se hospedar na casa de um rico pecador”. Zaqueu disse com firmeza a Jesus: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Como foi transformador o encontro de Zaqueu com Jesus! A presença de Jesus em sua casa, isto é, em sua vida, fez com que Zaqueu tomasse a decisão de corrigir o abismo que até então tinha preparado para si. Provavelmente, a partir do momento em que Zaqueu procurou Jesus com tanto interesse, sabia que sua maneira de agir não era correta e sabia que ao conhecer esse profeta sua vida mudaria, mesmo que isso tivesse muitas consequências.
Zaqueu, ao subir na árvore, vence o respeito humano. Usa de todos os meios possíveis para um encontro frente à frente com o Senhor. Jamais havia imaginado receber Jesus em sua casa. Por isso, desceu da árvore e o recebeu com alegria.
Que bonita a atitude de Zaqueu, que, conhecendo seus precados, aceita o Senhor e atende rapidamente ao seu pedido. Todos os cristãos podem imitar essa atitude de prontidão diante do chamado de Deus, mas, ao mesmo tempo, devem ter uma prontidão alegre, porque não existe maior felicidade e alegria do que Jesus nos chamar e isso Ele o faz todos os dias. E Jesus, que conhece o coração de cada um de nós, dá-nos a boa notícia: “Hoje a salvação entrou nesta casa!”.