Evangelho do dia: Jesus ainda nos visita

06/10/2009 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O que acontece quando o Senhor nos visita? No evangelho de hoje, Lucas 10,38-43 mostra duas atitudes diferentes de pessoas que se encontraram com Jesus. Jesus foi visitar seus amigos em Betânia. Seus amigos eram Lázaro, Marta e Maria. Assim que Jesus chegou, Marta passou a preparar a refeição e a arrumar a casa. Maria, ao contrário, ficou na sala, sentada aos pés de Jesus e ouvindo o que Ele ensinava. Num determinado momento, Marta se aproximou de Jesus e Maria e pediu para que Ele falasse para a sua irmã ajudá-la nos trabalhos domésticos. Jesus respondeu-lhe: “Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela”.

Jesus não é um hóspede qualquer. Quando entra em nossa casa, Ele traz palavras que nós não ouvimos em qualquer lugar. No entanto, nem todos estão preparados para ouvi-lo ou, mesmo em sua presença, não podem deixar de fazer as tarefas mais comuns de vida ordinária.

Entre Marta e Maria há duas atitudes dos discípulos de Jesus que parecem contraditórias, mas, na verdade, elas são complementares. Maria assume o serviço da discípula preocupada com o ensinamento de Jesus. A palavra ilumina e prepara para a missão. Marta se preocupa com o trabalho que todas as comunidades devem realizar em favor dos irmãos. Jesus nos ensina que todas as nossas ações devem ser iluminadas pela Palavra que Ele fala e que vai encontrar resposta no mais profundo do nosso coração.

Neste texto, Lucas procura mostrar que, na comunidade dos seguidores de Jesus, todos devem realizar alguma coisa. Além dos serviços elementares necessários, as mulheres também são chamadas a assumir a condição de discípulas. Aplicadas à escuta da Palavra, devem envolver-se nas atividades missionárias, em vista do testemunho de amor a ser dado ao mundo.

De qualquer forma, nós sabemos que Jesus ainda nos visita e que o que realmente interessa é que no encontro entre o discípulo e Jesus nós devemos ouvi-lo para depois realizar a missão que a sua palavra nos chama a cumprir. Nós que estamos acostumados ao corre-corre do dia a dia, precisamos deixar de lado o ativismo e criar momentos especiais de escuta do que Deus nos tem a dizer. Suas palavras serão sempre sábias e nos ajudarão a educar os nossos filhos, a aconselhar a quem está com dificuldades para resolver algum problema, a resolver os nossos problemas domésticos.

Que Jesus, ao visitar as nossas casas encontre em nós pessoas dispostas a ouvi-lo e também a se colocar a serviço dos irmãos. Era assim que Ele agia; é assim que Ele quer que nós façamos.