Evangelho do dia: Jesus e a força de superação

01/07/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Hoje em dia, é comum ver pessoas com dificuldades de locomoção com cadeiras de roda movidas a bateria e até levando uma vida com uma qualidade razoável para a sua condição física. Muitas delas dão a volta por cima e se tornam até exemplo para os que se dizem normais, mas que se entregam à depressão e aos problemas da vida pelas mais diversas razões humanas possíveis. Um caso especial é o de Nick Vujicic. Esse rapaz nasceu sem braços e sem pernas, mas transmite ao mundo um exemplo de superação e independência que nos faz refletir sobre o que fazemos com os nossos membros superiores e inferiores.

Jesus se viu diante de todo tipo de pessoa. Para cada uma delas, procurou dar uma solução que viesse de encontro às suas necessidades. No evangelho de hoje, de Mateus 9,1-8, por exemplo, foi-lhe trazido um homem que jazia paralítico numa cama. Jesus fez duas coisas para ele. Em primeiro lugar, deu-lhe o perdão dos pecados: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”. Em seguida, porque estavam ali por perto algumas pessoas que ficaram questionando sobre quem era Jesus para dar o perdão a uma pessoa. Então, Jesus disse: “para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. E todos ficaram admirados pelo que Jesus fazia.

Este evangelho, sem olharmos para a discussão sobre o poder de Jesus de perdoar ou não pecados – pois sabemos que Ele é Deus! –, mostra-nos duas facetas de Jesus. A primeira é que Ele está sempre preocupado com o interior de cada pessoa. Muitas de nossas doenças físicas são criadas por causas de nossas neuroses psicológicas ou mesmo espirituais. Quando nos sentimos carentes, mal amados, em situações de sofrimento, sempre procuramos alguma válvula de escape. Em muitas situações, caímos no pecado. Jesus nos liberta do pecado oferecendo-nos sempre o seu perdão.

A segunda faceta de Jesus é que Ele também está sempre preocupado com a saúde do nosso corpo. É por isso que todo encontro que temos com Ele resulta numa cura dos males que nos afligem. Ele está sempre nos dizendo: “Filho, pega a tua cama e vai para a tua casa!”.

O maravilhoso de tudo isso é que os conterrâneos de Jesus não foram capazes de contemplar nele o Filho de Deus. Nós, que fomos visitados pela fé, ainda hoje sentir a força do seu poder agindo na Igreja e em nós. Não deixemos que os nossos encontros com Ele passem sem que Ele nos cure por dentro e por fora. Não importa o que os outros digam o que possa surgir de nossa relação, porque não sairemos de diante dele do mesmo jeito que chegamos. Podemos ser paralíticos, coxos, cegos ou surdos, mas a graça de Deus nos dará a força necessária para superarmos tudo e ainda servir de exemplo para aqueles que não têm ou que perderam a própria fé.