Evangelho do dia: Jesus é o sinal da presença de Deus no mundo

16/03/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

No evangelho de hoje, Lucas 11,29-32 apresenta Jesus mais uma vez diante da multidão. Nesse encontro, Ele faz um desabafo: “’Esta geração é uma geração má”.

Algumas pessoas buscam um sinal, mas Jesus, percebendo as suas intenções, diz que nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. Ao falar assim, Jesus está se referindo àquelas pessoas que precisam “ver” para poderem acreditar. O próprio Jesus repetirá isso, com outras palavras, mas em sentido positivo: “Bem-aventurados os que acreditam sem terem visto”.

Este evangelho, no entanto, não tem a intenção de puxar a nossa orelha, mas de nos lembrar que já temos o sinal que esperamos e precisamos. Jesus é mais do que Jonas, que, com sua palavra, converteu o povo de Nínive, e mais do que Salomão, que atraía gente de outros povos pela sua sabedoria.

Hoje, Ele nos faz o convite para redescobrir esse sinal. É a mesma coisa que aconteceu há vinte séculos: aquilo que muitos não quiseram ver, aquilo que muitos não quiseram ouvir também foi suficiente para que muitos acreditassem.

Quando um avião está para aterrissar, o piloto fixa a sua atenção nas muitas luzes que têm a função de mostrar-lhe onde está a pista. Na astronave do Reino dos Céus, todos os sinais que temos hoje nos apontam para Jesus. Precisamos aprender a lê-los de maneira adequada. Eles nos falam da Eucaristia, pois esta é o próprio Jesus. Falam-nos de Jesus os bons exemplos que seguimos dos outros. Tudo nos leva a Jesus se nós o buscarmos. Este é o caminho da fé: seguir adiante na vida sem milagres, sem certezas humanas absolutas. Viver a fé nas coisas comuns da vida.

Deus nos oferece geralmente muitos sinais do seu amor, da sua presença. Mas quando nossa união com Jesus se torna mais profunda, podemos conhecer momentos de grande fraqueza, passar através de todo tipo de purificação, através de mortes, de agonias às vezes até muito dolorosas.

Mas esses momentos são sempre seguidos de momentos de graça, de ressurreição do nosso coração. Jesus nos ensina a seguir em frente, sem temor, pelo estreito caminho que nos une a Ele nos seus mistérios.

Como Jesus definiria nossa geração? Nós vivemos em busca de sinais extraordinários? Nós ajudamos as pessoas a se encontrar com Jesus?

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio