01/11/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje é tirado de Lucas 14,15-24. Lucas relata mais uma parábola de Jesus. Trata-se da parábola dos convidados a para o banquete do Reino de Deus.
Jesus começa a parábola anunciando uma bem-aventurança: “Feliz aquele que come o pão no banquete do Reino de Deus”.
Logo em seguida, fala que um rei preparou um banquete e mandou convidar um grande número de pessoas.
Infelizmente, todos deram uma desculpa para não comparecer. Um avisou que havia comprado um campo e precisava ir vê-lo; outro mandou pedir desculpas porque havia comprado várias juntas de bois e precisava experimentá-las; outro, ainda, disse que havia terminado de se casar, e, por isso, não poderia ir.
Diante disso, o rei mandou que seus empregados fossem pelas ruas e praças para trazer para o banquete os coxos, os aleijados e os cegos.
A história se conclui com uma palavra de Jesus: “nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.
Não é preciso fazer um grande exercício de interpretação para entender a atualidade da parábola do banquete.
No meio de tantas possibilidades que se abrem para o homem, nem sempre damos importância às relações. Preferimos nos fechar no nosso egoísmo e nos recusamos a participar da vida comunitária.
Mas o pior não é isto. O ser humano recebe um convite de Deus e não dá uma resposta positiva. Somos marcados pelo materialismo, pelo intimismo e pela centralização das nossas escolhas nos bens materiais.
A beleza da parábola é que Jesus jamais se esquece dos homens. Ele até prefere que participem do banquete aqueles que realmente precisam dele: os doentes, os portadores de necessidades especiais e aqueles que se abrem à realidade do Reino.
A esses a Igreja deve estar atenta. Eles precisam de apoio porque a cura interior os fortifica para enfrentar as dificuldades físicas ou espirituais.
A Igreja também já oferece todos os dias uma antecipação do banquete celeste aqui na terra quando celebra a eucaristia.
Que nós não encontremos nenhuma desculpa para deixar de participar das nossas celebrações, mas estejamos sempre abertos ao convite de Jesus para participarmos do seu reino.
Apresentação gratuita será no Teatro Aracy Balabanian
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq