Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje traz umas palavras um tanto duras para os nossos ouvidos.
Segundo Lucas (8,19-21), Jesus parece que se recusa reconhecer sua mãe e seus parentes. Parece até que fica incomodado com a sua presença.
“A mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: ‘Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver’. Jesus respondeu: ‘Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática’”.
Analisando melhor, na realidade, as palavras de Jesus são uma provocação para aqueles que O escutam, para fazê-los compreender até que ponto deve ir aquele que realmente quiser fazer a vontade de Deus.
Ser verdadeiros filhos de Deus, diz-nos Jesus, significa renunciar a tudo e a todos neste mundo, significa sacrificar até os afeitos, se necessário for, porque não existe nada sobre esta terra que possa ter mais importância do que o projeto de Deus, não existe nada nesta vida que não possa ser abandonado para seguir Jesus.
Certamente, nós ficamos meio que incomodados com as palavras de Jesus. Mas, se formos olhar as situações que encontramos hoje em dia, é fácil perceber que, às vezes, renunciamos à família quando entregamos os nossos idosos aos cuidados dos asilos, para podermos manter a nossa vida social. Quantos casais já não se separaram porque um deles teve um derrame ou porque um deles ficou aleijado após um acidente.
Para algumas pessoas, fazer isso é fácil. Mas quando se trata de seguir as palavras de Jesus, acham-nas duras. Até nos perguntamos como é que Deus pode pedir que façamos algo tão desumano.
Mas Jesus, na realidade, não está pedindo um sacrifício tão desumano. Ele está querendo mesmo é nos ensinar que Deus ocupa o lugar mais importante, diante de tudo, e é aceitando e vivendo isso que nos tornamos participantes da sua vida.
Sejamos irmãos de Jesus. Ele nos ajudará a nos aproximar cada dia mais do Reino dos céus, fazendo a vontade do Pai através do cuidado que dispensamos aos nossos familiares, em qualquer situação que eles estiverem!