03/01/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje é tirado de Mateus 4,12-17.23-25. Mateus fala que Jesus inicia sua missão no mundo lançando aos homens um convite que, mais do que convite, é uma ordem: “convertei-vos”. Com esse convite Jesus quer, antes de tudo, tornar-nos conscientes da nossa situação de pecado e depois quer nos revelar o motivo da sua vinda e da sua presença entre nós.
Ele Já havia sido apontado por João Batista como o “Cordeiro que tira os pecados do mundo”. Agora, com a sua pregação, com os seus milagres, com os reiterados gestos de misericórdia, quer convencer a humanidade que é possível resistir ao mal e seguir por outro caminho, o caminho da salvação. Em outras palavras: é possível ao homem converter-se.
Aquilo que havia sido prometido aos nossos antepassados agora finalmente se cumpre: “o povo que vivia nas trevas viu brilhar uma grande luz. Sobre aqueles que moravam na terra e na sombra da morte levantou-se uma luz”. É o pecado que emerge nas trevas, Cristo é a luz do mundo, luz da alma que reencontra a graça e a alegria de viver em Deus e de sentir-se amada.
Disso compreendemos, então, o verdadeiro significado que Jesus quer dar às suas prodigiosas curas: a sua missão e o Reino de Deus já próximo devem significar concretamente uma conversão total do homem, ou seja, um verdadeiro renascimento que envolve todo o homem na sua realidade física e espiritual.
A acorrida dos doentes até Jesus marca o início de uma história ininterrupta de todos aqueles que, redescobrindo-se doentes no corpo e no espírito, irão ou serão conduzidos por Jesus, por seus ministros, tornados capazes de absolver e perdoar. Ser restaurados por Ele significa reencontrar a vida, significa a nossa completa e real conversão.
Tenhamos fé de que Jesus é a verdadeira luz que nos trará aquela felicidade que buscamos nas coisas deste mundo, porque somente Cristo preencherá os desejos de felicidade que temos.
Fonte: La Chiesa
Prova será on-line no dia 29 de junho