05/05/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
No evangelho de hoje, de João 3,31-36, Jesus continua falando com Nicodemos: “Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. De fato, quele que Deus enviou falam as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.
Este evangelho nos faz olhar para dentro de nós mesmos. Quando fazemos isso, percebemos que o ser humano não se contenta simplesmente com as coisas deste mundo. Se ganhou um milhão, quer mais. Se conquistou um lugar, quer outro melhor. Por que nunca ficamos completamente satisfeitos? Porque o homem é o único ser sobre a terra que está aberto ao infinito: pode conhecê-lo todo e sempre lhe faltará algo, pode tê-lo todo e sempre sentirá que precisa de algo a mais.
Esse desejo tão profundo somente será definitivamente satisfeito na vida eterna. Mas o que é a vida eterna? Segundo o evangelista João é conhecer a Deus como único Deus verdadeiro e ao Seu enviado, Jesus Cristo.
O céu é o conhecimento total de Deus. Deus é infinito, por isso, ao conhecê-Lo, nossa inteligência alcança sua plenitude e pode possuir a vida eterna
Devemos, portanto, procurar Jesus para que, a partir do nosso encontro pessoal com ele, possamos conhecer o próprio Pai. Quando isso acontece, deixamos de pertencer às coisas da terra, porque assumimos novos valores e encontramos em Deus uma nova motivação para viver: a motivação das coisas do alto.
A fonte dessa motivação é o dom do Espírito Santo que é derramado sem medida sobre nós e faz com que reconheçamos nas palavras de Jesus as palavras do próprio Deus, que são fonte de verdadeira alegria e de felicidade eterna para todos os que crêem nelas e as colocam em prática no dia a dia.
Fonte: Catholic
Paróquia Universitária conta com programação especial
Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio