Evangelho do dia: Jesus vem ao nosso encontro

05/01/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

No evangelho de hoje, de Marcos 6, 45-52, Jesus envia seus discípulos para Betsaida, enquanto fica em terra despedindo as multidões. Em seguida, sobe num monte para orar. Enquanto isso, os discípulos foram acossados por um vento forte. Para piorar a situação, quando já estava amanhecendo, Jesus correu ao seu encontro andando sobre o mar. Quando viram aquilo, os discípulos ficaram com medo, pensando que estavam vendo um fantasma. Mas Jesus logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”. Ele subiu no barco, juntando-se a eles, e o vento logo cessou. Mesmo assim os discípulos ficaram ainda mais espantados. De fato, ainda não tinham compreendido nada a respeito dos pães e agora estavam mais espantados vendo como Jesus andava sobre as águas. O coração deles continuava sem entender.
Existem alguns dados importantes neste evangelho. O primeiro deles é que Jesus, quando se encontra a sós, usa o seu tempo para dialogar com seu Pai. Ou seja, Jesus ora, Jesus reza, Jesus entra em diálogo com Aquele que O havia enviado. É por isso que despede os discípulos e se preocupa que a multidão vá para casa tranquila. A partir daí, fala com seu Pai.
O segundo dado também é igualmente importante. Imagine que você seja o Filho de Deus amoroso que chama as pessoas para viverem perto de você. Enquanto os seus estão na estrada ou no barco da vida, você se preocupa com eles, pedindo ao seu Pai para que eles sejam protegidos em qualquer situação. Nós devemos fazer isso todos os dias, no fim da jornada, para agradecer da maneira fácil a Deus por todos os benefícios recebidos.
Por fim, mas não por último, podemos encontrar Jesus que realmente quem vem ao nosso encontro nos momentos de dificuldade. Vem como um Pai amoroso que quer nos ajudar. Por isso, não nos sintamos como os apóstolos que, diante do cansaço de uma noite de intensa labuta contra o vento, não o reconhecemos quando Ele se aproxima de nós. Ele nos diz: “coragem, não temais!”.
Portanto, refugiemo-nos na fé, porque ela nos dará a certeza de estar sempre perto de Cristo e que Ele nunca nos abandonará!
Fonte: La Chiesa