Evangelho do dia: João, testemunha da ressurreição

27/12/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Hoje, celebramos o amor de Cristo em um dos seus discípulos mais próximos: João. João participou junto com seu irmão Tiago e Pedro da transfiguração. Ele teve uma experiência antecipada da ressurreição de Jesus.
Na leitura do evangelho de hoje, de João 20,2-8, vemos o discípulo que Jesus amava, correr com todas as forças, levado justamente por esse amor, até o lugar no qual o Senhor havia repousado depois de ter lutado contra a morte. Viu as faixas e o sudário – objetos da morte – abandonados pelo Senhor da vida. Ele testemunhou que os poderes das trevas foram vencidos na tumba vazia e no coração de João que, na ressurreição, reconhecia o triunfo do amor que despontava na aurora da fé.
Na sua experiência com Jesus, João colhe em profundidade também o significado escondido do desejo divino da encarnação e redenção do Verbo que se faz carne e vem habitar entre nós, para que nos tornássemos filho de Deus. É João também que se refere a Jesus como luz do mundo e fala dos milagres para levar os seus leitores a viverem uma experiência autêntica de fé. Mostrou para o mundo que é na hora do sofrimento que provamos ser verdadeiros amigos, porque esteve aos pés da cruz com Maria, enquanto Jesus agonizava. Foi um verdadeiro místico dos mistérios de Jesus.
Jesus, que se tornou o amigo mais querido de João e compartilhou com Ele das alegrias mais intensas e das dores mais profunda, era o Deus que, como dizia o Antigo Testamento, não podia ser olhado sem morrer. Durante a sua caminhada como discípulo, dia após dia, João havia olhado para Jesus e havia visto nele um Deus cujo olhar e cujo contato dão a vida.
João sempre ouviu a voz de Jesus, ouviu seus ensinamentos e recebeu, por meio dele, palavras provenientes do coração do Pai. Comeu e bebeu com Ele, caminhou ao seu lado por muitos quilômetros, impulsionado por um amor irresistível, que o levou inevitavelmente não ao sucesso, mas à morte: no entanto, a cada momento, soube que Jesus era o verdadeiro caminho de vida.
Agradeçamos a Deus pelo dom da vida de São João, verdadeira testemunha da ressurreição.

Fonte: La Chiesa