Evangelho do dia: Louvemos São Joaquim e Santa Ana

26/07/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Mt 13,16-17
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Hoje, celebramos o dia de São Joaquim e Santa Ana. A antífona de entrada da missa de hoje diz o seguinte: “Louvemos São Joaquim e Santa Ana, pais da Virgem Maria, Mãe de Deus. Por eles veio a salvação prometida a todos os povos”. Para a celebração do dia de hoje, a Igreja propõe o evangelho de Mateus 13,16-17, no qual Jesus diz aos seus discípulos o seguinte: “Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Jesus, que é a revelação do Pai, manifesta a Sua face no meio dos homens e proclama feliz aquele que “escuta e vê” o que Ele revela. Por isso, todos nós, que reconhecemos Jesus como Senhor e Salvador, temos acesso ao Pai e podemos nos comunicar com Ele.
Antes de Jesus muitos desejaram vê-Lo e ouvi-Lo e não tiveram esta oportunidade. Nós, porém, podemos tocá-Lo e vê-Lo na Eucaristia, ouvir a Sua Palavra que nos alimenta a alma e o coração, por isso somos felizes. A Palavra do Senhor nos ensina a ser felizes e a desfrutar de tudo quanto o Pai providenciou para que vivamos uma vida promissora.
O próprio Jesus nos assegura isso. E por que Ele fala assim? Jesus nos ensina que a verdadeira felicidade é acolher a vontade do Pai expressa através da Sua Palavra. Não somente acolhê-la, mas vivenciá-la. Ver e ouvir aqui significa fazer experiência, tocar com o coração, sentir a manifestação do Deus vivo em cada acontecimento.
Viver a vontade do Pai , também significa que não devemos pedir temer os anos que virão, não devemos nos atormentar no que será da próxima semana, não devemos pedir a Deus que nos revele o horizonte distante.
Preocupemo-nos, sim, que Ele nos revele sua palavra a cada dia, e que o nosso coração acolha esta Palavra e assim vamos garantir o próximo passo, e passo a passo. Caminharemos para os braços daquele que nunca nos decepciona. Caminharemos para a nossa verdadeira felicidade.
Pense na sua felicidade em relação a outras pessoas que tanto desejam e não conseguem. Você tem conseguido ver e escutar o que O Senhor lhe revela? Você se considera uma pessoa feliz? O que você espera como resultado do seu modo de viver?
Hoje, nesta festa de São Joaquim e Santa Ana, rezemos para que Deus abençoe os nossos avós. E peçamos que Deus também nos revele os grandes segredos do Reino, assim como o fez aos seus discípulos.

Deus, a quem devemos a liberdade e a salvação, fazei que possamos viver por vossa graça e encontrar em vós a felicidade eterna, pois nos remistes com o sangue do vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!

Fonte: Liturgia Diária Comentada