Evangelho do dia: Na Igreja, não há nada para se esconder

27/01/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Marcos 4,21-25, fala da lâmpada que precisa brilhar e não pode ter a sua luz sufocada.
A lâmpada serve para iluminar. No tempo de Jesus, não havia eletricidade. Imagine o que acontece numa casa sem luz. Quando começa a escurecer, o pai levanta a lamparina, acende-a e a coloca de baixo de uma caixa, em baixo da cama. O que diria uma pessoa que presenciasse essa cena? No mínimo as crianças começariam a gritar: “pai, põe a lamparina na mesa”. Essa é a história que conta Jesus. Ele não explica nada. Somente diz: “quem tem ouvidos, que entenda!”.
A Palavra de Deus é a lâmpada que deve ser acesa na escuridão da noite. Se fica no livro fechado da Bíblia, é como uma pequena lâmpada de baixo de uma caixa. Quando está unida à vida da comunidade, ela é colocada sobre a mesa e ilumina.
Hoje a reflexão de Jesus, sobre a luz, é muito importante para nós. A lâmpada brilha. Nasceu para ser luz. É besteira escondê-la, colocá-la de baixo de um banco, mas deve-se colocá-la no alto, para iluminar quem está na sala. Frequentemente, ao contrário, a chama fraca da nossa fé é abandonada em um armarinho da nossa vida, e somente a tiramos nos dias de festa. Temos vergonha da nossa fé, às vezes porque não sabemos defendê-la, mais frequentemente porque temos medo de ser careta diante da modernidade. Para poder iluminar a nossa vida e a dos outros, devemos nos colocar não como arrogantes detentores da verdade, mas como pessoas que sabem escutar sem preconceitos, com uma medida generosa, com misericórdia.
Hoje em dia é fácil encontrar quem não acredite em Deus e muitas pessoas que ainda acreditam nele, mas que não são católicos. Ficaram decepcionados conosco. A palavra de Jesus, hoje, é um convite a ter calma. Na Igreja Católica não há nada para se esconder, pois é o Senhor que ilumina as nossas vidas e, através de nós, a vida daqueles que hoje encontraremos e que, através da nossa escuta, da nossa maneira de agir sem preconceitos ou julgamentos, da nossa simpatia, poderão receber a luz do sorriso de Deus.
Façamos isto, hoje: mostremos a luz de Jesus que está dentro de nós e renovaremos a face da terra.
Fonte: La Chiesa

Notícias


04/06/2025 - 07:10 - Graduação

UCDB promove evento Propaganda na Prática com foco na integração entre academia e mercado

Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda



03/06/2025 - 12:38 - UCDB

S-Inova UCDB abre inscrições para seleção de empresas para pré e incubação

Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet