Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O mundo de hoje é considerado o mundo da imagem. A comunicação visual está presente em tudo. Os meios que veiculam as imagens são os mais diversos possíveis: televisão, jornais, internet, cinema, outdoors, revistas, fôlderes, flyers, panfletos, entre tantos outros.
Na época de Jesus, certamente a comunicação tinha outros signos, mas conseguia alcançar os seus objetivos. Infelizmente, nem todos entendiam o que Ele fazia, porque havia os dois lados de uma mesma moeda. Uma coisa eram os milagres que Ele fazia, outra coisa era a repercussão que eles provocavam. Para o povo, era fácil acreditar; para os sábios e entendidos, nem sempre o que Jesus fazia era sinônimo da presença de Deus.
No evangelho de hoje, de Mateus 12,38-42, alguns adversários de Jesus pedem um sinal para acreditarem. Jesus não precisa dar nenhum sinal para que eles creiam. Relembrando as Escrituras, evoca o povo de Nínive que se converteu diante da pregação de Jonas e também a rainha do Sul, que foi a Israel para ouvir os conselhos e a sabedoria de Salomão. Jesus se apresenta como alguém maior do que Jonas e Salomão. Chama a geração daqueles que pedem um sinal de geração má e adúltera e diz que lhe não dará sinal algum, a não ser o de Jonas.
Este evangelho pode ser aplicado à realidade de hoje. Quem não conhece Jesus Cristo? Pela fé chegamos a Ele. Infelizmente, apesar dos seus ensinamentos, o mundo dá hoje testemunho da maldade sem fim que o ser humano teima em cometer, através da violência, da condenação de tantos irmãos à miséria e até do uso de trabalho escravo. Em certo sentido, estamos diante do adultério em relação aos preceitos que Deus nos ofereceu. Somos adúlteros, porque mesmo sabendo o que devemos fazer, mesmo conhecendo o evangelho, não agimos de acordo com a vontade de Deus.
O verdadeiro cristão não precisa de sinais, de milagres ou de acontecimentos espetaculares para acreditar. Nós não estamos na Galileia, na Judeia, na Samaria ou em Judá, para saber o que devemos fazer. Estamos em Campo Grande, cidade que precisa de tantos Jonas para pregar a conversão, mas parece que Nínive é aqui, e de tantos salomões para, através de sua sabedoria, iluminar a vida de tantas pessoas que ainda precisam conhecer Jesus.
Sejamos hoje, fiéis à fé que recebemos no dia do nosso batismo, para que Jesus confirme em nós aquilo que acreditamos. Este, talvez, será o maior milagre que presenciaremos hoje para vencer as maldades que a nossa cidade comete e os adultérios que cometemos ao não sermos fiéis à vontade de Deus! Será que nós, hoje, somos os sinais que o mundo precisa para a construção do Reino de Deus?
Prazo vai até o dia 27 de julho
Primeira sessão será gratuita; nos demais dias as vendas serão pelo WhatsApp
Evento será realizado no auditório do bloco M