Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Hoje, celebramos festa de São Bartolomeu, apóstolo. O evangelho desta festa é tirado de João 1,45-51. Neste evangelho, os dois personagens que se colocam no seguimento de Jesus são Felipe e Natanael. Ambos são dois novos discípulos de Jesus. O primeiro recebe um chamando do próprio Jesus. O segundo recebe o chamado de um amigo seu. Os dois se encontram com Jesus. Esse encontro representa para os dois uma experiência de fé, uma mudança de comportamento, uma nova dimensão na sua maneira de ver as coisas. O encontro com Jesus abre para eles as portas de novas possibilidades.
Isso representou para eles uma ruptura com o passado, a entrada num mundo novo, em um novo projeto de vida, porque buscar Jesus quer dizer buscar a verdade, buscar a luz, buscar Deus.
O evangelho relata o que Jesus disse a Natanael: “vinde e vede!”. Entrar na intimidade de Jesus significa descobrir o seu modo de viver, vivendo com Ele. Podemos ver isso com os homens, nossos irmãos. É somente na experiência comunitária, no interesse pelo modo de viver dos outros, no fato de ficar e de solidarizar-se com os outros que nós conseguiremos fazer pouco a pouco a experiência de fé.
Ver Jesus leva a mais: “vereis o céu aberto”. Deus se apresenta e entra em contato com os homens através de Jesus. Ele quer se sentir próximo dos homens, e foi entre eles que fixou sua tenda, na comunidade. O céu, nesta perspectiva do evangelho, vem a nós através de Cristo.
Que esta festa de são Bartolomeu nos ajude a procurar Jesus com espírito aberto e a apresentá-lo aos irmãos, de tal forma que possamos ver já nesta vida os céus que se abrem como graça que salva a todos nós.
Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou são Bartolomeu a seguir de coração o vosso Filho e fazei que, pelas preces do apóstolo, a vossa Igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos.
Evento foi realizado de 15 a 20 de abril passando por Reggio Emília - Bassa Reggiana e Milão