11/07/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Com o evangelho de hoje, de Mateus 10,34-11,1, nós lemos a última parte do discurso missionário com o qual Jesus prepara os seus discípulos para enviá-los em missão pelo mundo.
Este trecho é uma parte muito dura e, em certos aspectos, é até dramática. O anúncio do Reino não é algo simples e tranquilo, mas se torna uma “revolta”, um transtorno para a existência humana, porque requer uma escolha bem precisa. Em outras palavras, quer que nós tomemos decisões sem ter que voltar atrás. “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.
Quem quiser seguir Jesus deverá estar disposto a ir conta tudo e contra todos, mesmo contra as pessoas que mais amam, para com as quais tem que ter afeto e criar laços.
Mas Jesus nos garante: “Quem der, ainda que seja apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”.
Isso quer dizer que Jesus não nos deixa sem uma resposta, sem uma recompensa, porque estar com Ele hoje é viver antecipadamente o prêmio futuro.
É por isso que nós devemos permanecer na Igreja que foi fundada pelo próprio Jesus. Escolhendo estar nela, escolhemos também estar com o próprio Deus. No entanto, quem quiser servir Jesus na Igreja Católica deve fazer uma escolha consciente e decidida por Deus.
Talvez essa escolha seja hoje uma loucura, por diversas razões. Antes de tudo, porque somente o fato de escolher ser coerentes já é uma virtude que não traz vantagem para ninguém. Viver no mundo de hoje é mais fácil ter os pés plantados em dois lugares. Assim, nós mudamos de lado, de acordo com as possibilidades mais úteis do momento.
Também escolher seguir a Deus é uma das escolhas mais absurdas que possamos fazer. Implica, na verdade, estar do lado da verdade do amor, da acolhida, significa ser mansos, humildes, desejosos do bem, isto é, ser cristãos. De que lado você está?
Prova será on-line no dia 29 de junho