13/10/2010 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pastoral UCDB
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
No evangelho de hoje, de Lucas 11,42-46, escutamos com humildade as palavras amargas e severas dirigidas por Jesus a alguns homens do seu tempo. Eles pagavam dízimo, mas, segundo Jesus, desprezavam a justiça de Deus; eles gostavam dos primeiros lugares nas festas e na sinagoga, mas seu coração estava cheio de hipocrisia. Também existiam aqueles que colocavam pesos religiosos sobre o povo, mas se dignavam ajudar o povo a carregá-lo.
Jesus falava dos zelosos do seu tempo, mas, hoje, fala para nós. Ele nos fala sobre certos comportamentos externos nossos que parecem estar cheios de fé e de submissão a Deus, mas que não são acompanhados de atitudes concretas de amor na família, no trabalho ou nas relações sociais.
A justiça e o amor de Deus devem ter o primado absoluto na nossa vida, porque possuem uma dimensão e uma profundidade diferentes. Não ficam nas aparências. Jesus condena qualquer atitude de quem busca tirar vantagem da situação em nome de Deus. Essa atitude pode levar o próximo ao erro. Não são os títulos que temos e as honras que recebemos que nos fazem melhores aos olhos de Deus. Poderemos também nós ocupar os primeiros lugares, ganhar uma certa estima do povo, que, temeroso, nos saúda e nos honra, e ao mesmo tempo sair de nós a falsidade e, antes ou depois, a mentira reaparece fazendo com que as pessoas se afastem de nós.
A pregação sem a prática é uma mentira proclamada que gera escândalo e torna não acreditável o que proclamamos somente com as palavras. Ainda hoje são muitos aqueles que em nome de Deus pronunciam sentenças e condenações, enquanto eles mesmos se auto-absolvem das próprias iniquidades.
Nós, cristãos, somos chamados a aliviar o peso que está sobre os ombros dos nossos irmãos, carregando-os se preciso for. Aquilo que damos a Deus deve ser sempre adornado com a sinceridade e pleno de amor. Deixemos que Deus nos livre dos nossos males, para podemos ajudar aos outros.
Evento é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas