Evangelho do dia: O cristianismo e os doutores da lei de hoje

14/04/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na época de Jesus, os fariseus formavam parte do grupo dos doutores da lei. Para ganhar esse título, eles deveriam conhecer a Escritura, as profecias, praticar todos os preceitos prescritos desde a época de Moisés, levar consigo uma caixinha amarrada na testa para lembrar sempre que o Senhor era o único Deus, para se lembrar de Deus em casa ou nas ruas, sentados ou de pé.

Jesus entrou em conflito não com todos, mas com alguns daqueles que pertenciam ao grupo dos fariseus. A esse pequeno grupo, Jesus os acusou se de não conhecer Deus, autor da Lei. No evangelho de hoje, de João 8,51-59, Jesus diz: “aquele que vós dizeis ser o vosso Deus, vós não o conheceis”.

Para nós, o evangelho de hoje não quer chamar a nossa atenção sobre o problema de Jesus com os fariseus, mas sobre a nossa relação com Deus, através do catolicismo. Nós podemos, hoje, correr risco de converter o cristianismo numa série de leis, de normas e de preceitos que nada mais são do que a nossa interpretação do que a Palavra de Deus quer nos revelar.

No entanto, o cristianismo é mais do que isso. É, antes de tudo, a revelação do mistério de Jesus ao mundo. Seria uma pena para nós vivermos preocupados em cumprir nossos deveres de cristãos ao mesmo tempo em que nos esquecemos de Jesus, como muitos já o fazem sem prestar a atenção sobre se estão sendo ou não fiéis a Deus.
Por outro lado, quando alguém conhece Deus, quando consegue ser seu amigo, então nasce espontaneamente o desejo de agradá-Lo em tudo, de cumprir com delicadeza a sua vontade. Para esses Jesus diz: “Esse eu conheço e guardo a sua palavra”. Então, o que nós precisamos é conhecer mais a Deus através de sua Palavra e das revelações que Ele está sempre nos fazendo. Conhecendo mais a Deus fica mais fácil ser fiéis às suas leis e aos seus preceitos.

Assim, a moral cristã deixa de ser dura e exigente. No entanto, ainda podemos ter duas atitudes: a primeira, a do relaxismo, ou seja, diante das exigências cristãs, nós relaxamos na bebida, entramos nos vícios, praticamos uma moral criada por nós mesmos e a ensinamos aos nossos aos nossos filhos. Assim, nós fazemos como alguns dos contemporâneos de Jesus, esquecemo-nos de onde viemos e para onde encaminhamos a nossa vida. Pior: passamos a inventar regras para outros, regras que nós mesmos não cumprimos. A segunda é a da fidelidade. Em qual delas nos encaixamos?
Neste dia, apaixonemo-nos por Deus. Conheçamos mais a Jesus e tudo se tornará muito mais fácil e leve na nossa vida.

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio