08/10/2010 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
No evangelho de hoje, de Lucas 11,15-26, Jesus nos dá uma lição sobre a luta de Deus contra o poder do mal, que tem um nome: Satanás. Essa luta se torna dramática quando Jesus faz sair os espíritos maus dos endemoninhados. Alguns dizem que Ele expulsa os demônios pelo poder de Satanás. Satanás é comparado com um homem forte, bem armado que se coloca de prontidão diante do seu palácio. Ele possui valores morais e religiosos que podem enganar até os filhos de Deus com seu poder sedutor.
Diante do ataque dos seus inimigos, Jesus e mostra mais forte do que ele. Aliás, Ele o vence, com o dedo de Deus, com sua força divina, isto é, com o poder do Espírito Santo. Ele arranca as armas de Satanás e apara as suas garras.
É o sinal de que o Reino de Deus veio sobre a terra e que o reino de Satanás já não tem lugar. Diz Jesus: “se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus”.
Aqueles que exigiram de Jesus um sinal para acreditar podem encontrar esse sinal nos atos de Jesus, na sua capacidade de vencer o mal. Eles não verão outro sinal.
Jesus, descobrindo o pensamento maldoso dos seus adversários, mostra-lhes que estão sob a influência do espírito do mal: “Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes”.
Nós, hoje, encontramo-nos no meio dessa luta. É-nos impossível uma posição neutra: cada um de nós deve se pronunciar contra ou a favor de Jesus. Quem, nessa luta, não está com Jesus está com Satanás. A pior coisa que o homem pode fazer é, depois da conversão e o batismo, cair de novo no pecado, trair Jesus, recusar o Espírito Santo e se tornar presa do mal.
O cristão vive de uma realidade gloriosa. Na verdade, Cristo sobre a cruz colocou o mal em fuga, mas nós também precisamos obter a sua própria força, para vencermos toda espécie de mal que nos ataca. Só pelo fato de sermos batizados e permanecermos fiéis ao nosso batismo já podemos cantar vitória sobre Satanás. O dedo de Deus está sobre nós!
Fonte: La Chiesa
Evento é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas