04/04/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
No evangelho de hoje, tirado de João 4,43-54, Jesus afirma que nenhum profeta é respeitado ou honrado em sua própria pátria. Do ponto de vista literário, o torrão natal de Jesus é Nazaré, uma vila da pouco conhecida localizada na região da Galileia.
Por essa razão, o evangelista João insiste com essa observação, para sublinhar o testemunho missionário de Jesus. Jesus foi enviado ao povo da Judeia, cujo centro religioso era Jerusalém. No entanto, Ele não foi recebido aí (Jo 1,11).
Do ponto de vista espiritual, o torrão natal de Jesus é o mundo, onde se implanta o Reino de Deus e o seu projeto de salvação. Quando se une o ponto de vista literário com o ponto de vista espiritual, nós podemos perceber que a salvação, a redenção por meio da fé, vai muito além dos privilégios ligados à raça e a qualquer particularismo. Jesus, portanto, desenvolveu sua atividade não somente na Galileia, mas também nas regiões pagãs.
No trecho do evangelho de hoje, o mundo pagão é representado pelo funcionário de Cafarnaum, que não é hebreu. Ele, pagão, acreditou na palavra de Jesus, dando provas de uma fé pura e sincera que deve servir de exemplo para nós.
Neste trecho do evangelho, o evangelista mostra para nós, cristãos do século XXI, a importância do diálogo entre Jesus e o funcionário, e, ao mesmo tempo, o objeto dessa conversação: a fé. A verdadeira fé é aquela que torna possível acolher Jesus, a fé que leva ao Salvador, que é Jesus, o Filho de Deus feito homem. Mediante a fé, vamos ao encontro de Deus e descobrimos o Pai e o seu amor na nossa vida.
Jesus espera para se encontrar conosco pelas estradas da nossa vida. Quando perceber a nossa fé, a nossa confiança n’Ele, Jesus, por meio do poder vivificante de sua palavra, realizará milagres na nossa vida. Ele curou o filho do militar romano e fará muito mais por nós.
Portanto, o evangelho de hoje nos ajuda a entrar em contato com o efeito da palavra divina e com a confiança absoluta no poder de Jesus. Assim, Jesus recompensou a fé do funcionário e recompensará também a fé que cada um de nós tem no coração.
Paróquia Universitária conta com programação especial
Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio