15/02/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje é tirado de Marcos 8,14-21. Nele há uma pergunta de Jesus aos seus discípulos no meio de uma advertência para que eles não se deixem contaminar pelo fermento de alguns homens zelosos do seu tempo: “por que discutis sobre a falta de pão?”. Os discípulos se perguntam assim porque as palavras saíam da boca de Jesus como se fossem uma crítica dirigida diretamente a eles. Quando Jesus lhes faz essa pergunta está pedindo que eles olhem a multiplicação de pães de maneira diferente: com os olhos da fé. Ainda não compreendeis? É a pergunta final.
Todos nós temos uma hierarquia de valores que servem como critério para a vida e tudo o que temos e fazemos está subordinado a essa hierarquia. A maioria das pessoas orienta a sua vida para a satisfação das suas necessidades primárias e instintivas. Assim, os seus valores principais são a comida, a bebida e o sexo, de modo que, apesar de civilizadas, essas pessoas possuem a mesma hierarquia de valores que os animais: buscam apenas a satisfação dos próprios instintos. Não aceitam Jesus e criticam a sua doutrina porque a sua dependência aos instintos as torna cegas e endurece os seus corações, de modo que não podem compreender a verdadeira hierarquia de valores que Jesus veio trazer para que as pessoas não vivam instintivamente, mas tenham vida em abundância.
Somente a convivência com Jesus é que nos ajuda a responder aos seus questionamentos com as palavras que a fé inspira. O discípulo de Jesus deve ver em cada um dos seus atos um milagre a ser levado em conta. E o milagre da multiplicação do pão está acontecendo todos os dias em nossas igrejas, mas o maior milagre que poderá nos acontecer será o da nossa libertação da sedução do mundo. É dessa sedução que nos faz mudar a hierarquia dos nossos valores que devemos nos livrar.
Que a vivência da nossa experiência com Jesus nos ajude a ver tudo além do que os simples olhos nos fazem ver.
Paróquia Universitária conta com programação especial