Evangelho do dia: O que você prefere: a luz ou a escuridão?

04/05/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A falta de luz incomoda. A luz, ao contrário, traz segurança.

O evangelho de hoje, de João 3,16-21, é uma continuação do diálogo que Jesus teve com Nicodemos, fariseu e membro do sinédrio hebraico.

Jesus se apresenta como o Enviado de Deus ao mundo para trazer a vida eterna e julgar as ações dos homens. Quem acreditar n’Ele será salvo. Quem não acreditar, já estará condenado, pois Ele veio como luz, “mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus”.

Na escuridão, nós não sabemos onde estamos. Na luz, podemos encontrar uma saída, um caminho.

Em poucas linhas, o evangelho apresenta os dois grandes mistérios de nossa história. Por um lado, o amor entranhado de Deus pelo mundo. Ele amou tanto o mundo, isto é, nós, sem mérito algum de nossa parte. Para provar esse amor, entregou aquele que Ele mais amava. Ainda mais, entregou-se a si mesmo para nos dar a vida. Portanto, Jesus veio ao mundo para iluminar a nossa existência.

Mas há um contraste: “a luz veio ao mundo e os homens preferiram as trevas à luz”. Isto é, não fomos capazes de perceber o que significa o amor de Deus, que é imenso, gratuito, desinteressado, um amor capaz de realizar coisas extremas.

O amor infinito de Deus se encontra com o drama da nossa liberdade que, às vezes, escolhe o mal, a escuridão, ainda que deseje ardentemente a luz. Mais precisamente, Jesus não veio para condenar, mas para nos salvar. Veio para ser a luz do mundo imerso nas trevas do pecado, porque queria dar um sentido à nossa peregrinação neste mundo.

Agir de acordo com a verdade é a melhor maneira de viver na luz. E agir na verdade é viver no amor, deixar-nos penetrar pelo amor de Deus que “nos deu o seu Filho unigênito”, nos leva a realizar também uma entrega a ele.

O cristão pode dar uma grande contribuição ao mundo procurando agir com coração sincero e praticando o que é bom, justo e verdadeiro. Faça isso hoje.

Fonte: Catholic

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio