Evangelho do dia: O reino do céu é um tesouro

27/07/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho que hoje é anunciado nas comunidades católicas é tirado de Mateus 13,44-46 e é um convite urgente aos cristãos para que acolham o mistério do reino dos céus.

As duas parábolas sublinham a decisão do camponês e do comerciante de vender tudo para adquirir o tesouro que descobriram há pouco.

No primeiro caso, o camponês casualmente encontra um tesouro escondido num campo no qual está trabalhando. O tesouro está numa propriedade alheia. Portanto, deverá adquiri-lo, se quiser ter o tesouro. Daí a decisão de arriscar todos os seus bens para não perder a oportunidade de ter um grande bem na vida.

O protagonista da segunda parábola é um rico comerciante de pedras preciosas que toma conhecimento da existência de uma pedra de raro valor. Também ele decide gastar tudo o que tem para comprar a pérola, mesmo que para isso tenha que vender todas as outras pérolas que estão na sua coleção.

Diante dessas descobertas inesperadas, a escolha é clara e decidida. Certamente trata-se de vender tudo aquilo que se tem, mas a nova aquisição passa a ter um valor muito maior. Exige um sacrifício em vista do Reino dos céus. O Reino dos céus, no entanto, vale esse sacrifício.

Para nós fica a lição: quantas vezes estamos prontos a vender tudo, inclusive a alma, para ter aquilo que nos interessa. O problema é saber se o Senhor realmente faz parte do nosso interesse juntamente com a sua amizade.

Será que em Deus nós encontramos a alegria que o comerciante e o camponês encontraram?

Notícias


02/12/2025 - 08:21 - Cultura

Companhias de dança e teatro da UCDB homenageiam Beto Figueiredo

Apresentação gratuita será no Teatro Aracy Balabanian



26/11/2025 - 12:30 - Mestrados e Doutorados

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB participam de evento internacional na UFRGS

Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq