Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
No evangelho de hoje, de Mateus 12,38-42, nós meditamos sobre os sinais que exigimos de Deus para acreditar.
Segundo o evangelho, alguns mestres da lei e fariseus pedem a Jesus um sinal. Somente assim, poderão acreditar que Jesus é enviado do Pai.
Porém, seu propósito não era acreditar em Jesus, mas desacreditá-Lo diante da multidão. Nada do que Ele fizesse serviria para mudar o que eles pensavam sobre Jesus.
É por isso que Jesus lhes dá uma resposta muito forte: “nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas”.
O livro de Jonas é um dos menores livros do Antigo Testamento e narra as dificuldades de um profeta para realizar sua missão. Ele foge e depois que tem que anunciar o que Deus queria que ele anunciasse, diz poucas palavras e essas poucas palavras são suficientes para converter todo um povo. Do rei aos animais, todos se vestem com saco, fazem penitência e, assim, aplacam a ira de Deus sobre Nínive.
Mas prestemos atenção. O primeiro a se converter na história é o próprio profeta. Sua conversão está ligada à escuridão das entranhas de um peixe, nas quais é confinado quando é jogado ao mar, enquanto fugia do Senhor.
A arte captou esse momento de uma maneira um tanto espiritual. O peixe engole Jonas pela cabeça. Da mesma maneira ele é cuspido na praia, três dias depois. Em outras palavras, Jonas entra na escuridão para sair vivo dela. Jonas tem um novo nascimento e se torna, assim, um sinal da ressurreição e também responsável diante de Deus pela conversão de toda uma cidade.
Quiçá quantas vezes também nós queiramos ver um sinal vindo de Deus. Talvez um pequeno sinal, um sinal de cura, de salvação. Mas Deus oferece também para nós o sinal de Jonas: a vida que renasce numa criança, o testemunho de tantas pessoas que estiveram no fundo do poço e na escuridão das drogas e saíram do vício.
Diante disso, a pergunta que fica é esta: o que eu preciso fazer para me converter? Jesus está mostrando tantas coisas para nós. Abramos os nossos olhos para vê-los e acreditar que a sua Palavra é Palavra de vida eterna!
Prova será on-line no dia 29 de junho