Evangelho do dia: Os milagres são a expressão de uma realidade maior

13/09/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Desde que começamos a refletir sobre o evangelho de Lucas, nós vimos que Jesus começou a proclamar o Reino, prometeu a bem-aventurança aos pobres e famintos; ensinou que devemos ser misericordiosos.

Dentre aqueles que reconheceram o poder de sua palavra está o oficial romano, um pagão que se mostrou aberto ao amor, quando pediu que os anciãos fossem pedir a Jesus que curasse o seu servo.

No evangelho de hoje, de Lucas 7,11-17, encontramos Jesus diante de um pobre: um morto, filho único de uma mãe viúva já em idade avançada, mais conhecida como a viuva de Naim.

Jesus transforma e realidade aquilo que proclama com as palavras: ressuscita o morto!

Por que Ele realiza tal milagre? O comentário da CNBB para este evangelho é claro: “Os milagres que Jesus realiza não possuem uma finalidade em si, mas são a expressão de uma realidade maior. Quando vemos o caso do Evangelho de hoje, percebemos duas coisas: primeiro: o nosso Deus é o Deus da vida e da vida em abundância, e tem poder sobre a morte; segundo: o que motiva Jesus a agir é a compaixão com os que sofrem, e isso nos mostra um aspecto muito importante da sua missão, que é a solidariedade com os mais pobres e necessitados. E tudo isso nos revela que Deus veio visitar o seu povo, ser solidário com ele, e esta notícia precisa ser espalhada para todos os homens a fim de que todos possam perceber a presença amorosa de Deus em suas vidas”.

Que sentimentos nós podemos ter diante de um milagre tão maravilhoso de Jesus. Não deve ser apenas de admiração, como o do povo que rodeava Jesus naquele dia. Jesus não é apenas um profeta, como eles acreditavam.

Ao contrário, devemos passar do simples sentimento à fé. Não uma fé superficial, emotiva, de momento. Se quisermos experimentar o que é ter a presença de Jesus no meio de nós, deixemos que Ele passe pela nossa vida ressuscitando a compaixão e a misericórdia, que podem ter adormecido ou desaparecido de dentro de nós.

Deixe que Jesus venha até onde você se encontra hoje. Ele vai tomar você pela mão e realizar o milagre de que você precisa.