28/04/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Os homens e as mulheres que conheceram Jesus antes de sua morte também dão testemunho da sua ressurreição. O evangelho de hoje, tirado de Lucas 24,35-48, dizem que Ele veio vivo para o lado deles, que se ofereceu aos seus olhos. Os discípulos de Emaús dizem que O reconheceram quando Ele partiu o pão.
O evangelista Lucas mostra que a ressurreição vai além de todos os limites da experiência terrena, não existem palavras nem frases capazes de transmitir essa realidade que toca essas pessoas. Os discípulos de Jesus buscaram palavras e imagens – imaginando os questionamentos que depois serão feitos – para expressar aquilo que era e é inexplicável.
O evangelho de hoje fala do último encontro pascal de Jesus com os discípulos, na visão de Lucas. A aparição de Jesus aos discípulos é estranha, mas, ao mesmo tempo, familiar. Ele diz: “A paz esteja convosco”. Mas eles ainda estão tomados pelo medo e pensam – como muitos entre aqueles que precisam de explicações – que se trata de um fantasma. Então, Jesus faz com que eles toquem seu corpo e partilha com eles do pão que têm à mesa.
Este evangelho deve tocar profundamente os cristãos de hoje em dia porque, assim como a fé na morte e na ressurreição de Jesus é o fundamento de toda a pregação cristã, a nossa pregação não pode deixar dúvidas.
Lucas também nos deixa maravilhados por causa da alegria que transmite. É como se nós achássemos o emprego ideal, é como se tivéssemos passado por um concurso público muito difícil ou como se tivéssemos superado o pior conflito em nossa casa. Então, nos sentimos felizes e queremos que todo o mundo se alegre conosco. Foi isso o que aconteceu com os discípulos de Emaús e com os outros. Eles reconheceram o Cristo ressuscitado e fizeram com que todos se alegrassem com eles. Converteram-se em missionários, em apóstolos do evangelho.
O fruto do reconhecimento de Jesus é sempre o mesmo: a alegria. Nós hoje podemos reconhecê-lo no próximo, mas principalmente naqueles que estão em nossa casa e também mostrar a quem não conhece Jesus que Ele está vivo entre nós.
Paróquia Universitária conta com programação especial
Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio