30/09/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Hoje, somos convidados a agradecer a Deus pelo dom da Escritura. Festejamos o dia de São Jerônimo, o grande tradutor da Bíblia para o latim.
Por conta do trabalho árduo desse homem de Deus, o mundo ocidental pode conhecer Jesus Cristo, bebendo diretamente na fonte das Escrituras a mensagem salvadora de Deus.
A Palavra de Deus é um dom do seu amor, um dom antigo e sempre novo que devemos desfrutar na fé.
No evangelho de hoje, de Lucas 10,13-16, usando por quatro verbos, num mesmo versículo, Jesus nos pede para não desprezar aqueles que falam em seu nome, os discípulos, porque, diz, desprezando a eles, nós podemos desprezar o próprio Pai que o enviou.
Jesus diz: “Quem vos escuta, a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.
Desprezar significa, em grego, declarar nulo, ter menos valor do que a palavra dada, recusar-se a aceitar. Em suma, tornar vã a vontade salvadora de Deus com a dureza de um coração fechado à escuta da sua Palavra.
Dizer não a Deus, invalidar a salvação que Jesus trouxe para nós. Quem vos escuta, a mim escuta, diz Jesus.
Há pessoas que vivem profundamente uma religião, mas na verdade não possuem fé. Fazem da religião um ritualismo e um cumprimento de preceitos e conhecem todos os seus dogmas e suas normativas morais, porém não possuem fé, porque não se sentem interpelados por Deus para a mudança de vida tanto em âmbito pessoal como comunitário.
São pessoas que como diz o profeta Isaías, louvam a Deus com os lábios, mas seus corações estão longe dele, porque na verdade, não compreenderam que Deus é amor.
O coração que se aproxima de Deus é o coração que é capaz de amar, não com romantismo, mas com compromisso de solidariedade, de busca de libertação, de luta contra a exclusão. Este sim, é o verdadeiro amor, e esta é a verdadeira conversão. São Jerônimo viveu na fidelidade à Palavra de Deus. O exemplo de sua vida e o valor de sua prece nos ajude hoje a não transformar a religião num simples ritual, mas numa verdadeira forma de amar a Deus em Jesus Cristo.
Evento é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas