09/05/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Segundo o evangelho de hoje, de João 6,22-29, após a multiplicação dos pães, a multidão procura por Jesus, mas não O encontram. Sobem nas barcas e cruzam o pequeno mar da Galileia para estar com Ele. Por que O buscam com tanta insistência?
Mas deixemos a multidão do evangelho e façamos a pergunta para nós mesmos: por que busco Jesus? Por que vou à missa aos domingos ou outro dia da semana? Por que comungo? Estou buscando a Jesus ou buscando a mim mesmo? Podemos seguir Jesus por diferente motivos, inclusive por motivos nem sempre honestos.
No evangelho, Jesus critica aqueles que procuram por Ele não por haver visto nele o Filho de Deus, mas porque saciou sua fome com pães abundantes e peixes. Ele lhes ofereceu dons do céu, mas eles somente desejavam as coisas da terra.
Hoje em dia, nós poderíamos ficar indignados diante dos que vão à missa aos domingos apenas para serem vistos ou para se encontrar com os conhecidos. Poderíamos, ainda acusar outros de irem à missa apenas para encontrar uma “solução’ para a própria vida, sem se preocupar em tirar o pecado e o mal que estão enraizados em suas vidas.
O que nos falta? O que nos falta é fé. Essa fé que é uma tocha para a vida do cristão. Quando tudo fica obscurecido na vida do cristão, o crente pode continuar sua caminhada sem temor porque tem a luz da fé.
Mas nós temos mais. Podemos buscar Jesus através o sacramento da eucaristia. Mas mesmo esse caminho exige de todos nós uma postura de fé diante dele e uma abertura para as realidades que estão além da materialidade.
As pessoas que só buscam a saciedade material e procuram Jesus apenas para a satisfação desse tipo de necessidade são incapazes de buscar o alimento que não se perde e que nos leva a reconhecer que Jesus é aquele que o Pai marcou com o
seu selo. Essas pessoas não são capazes de ver que Jesus é o enviado do Pai e, por isso, não acreditam plenamente nele.
Paróquia Universitária conta com programação especial
Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio