03/08/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O cenário do evangelho de hoje, de Mateus 15,21-28, é todo construído fora dos limites de Israel.
Jesus está na região de Tiro e de Sidônia, hoje sul do Líbano. Ali, encontra-se com uma mulher cuja fé se torna para Ele mesmo um ensinamento.
Essa mulher grita: “Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!”. Ela compreende a doença da filha como um problema ligado à sua situação espiritual. Isso já é suficiente para que procure ajuda e tenha uma fé total na possibilidade da salvação dada por Jesus.
Será que não é a nossa situação? A mulher cananeia possui também uma consciência maior, o fato que ninguém é dono de Deus. Em princípio Jesus nada fala. Mas, em seguida, explica: “Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos”. A mulher não se dá por vencida e insiste: “É verdade, Senhor; mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!”.
Jesus está fora de Israel, fora de Jerusalém, da santidade dos lugares, das pessoas, das tradições. Parece compreender, justamente a partir do encontro com essa mulher, que a fé e a possibilidade de se realizar uma caminhada de salvação estão fora dos limites estabelecidos.
Fora de Jerusalém, fora do cerco restrito dos predestinados, é possível encontrar novos caminhos para Deus. É por isso que Ele diz: Diante disso, Jesus lhe disse: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!”. E desde aquele momento sua filha ficou curada.
Encontrar as multidões que estão fora da Igreja não é somente uma atitude missionária, mas é também e sobretudo uma maneira de responder ao mandato de Jesus aos seus discípulos.
Evento foi realizado de 15 a 20 de abril passando por Reggio Emília - Bassa Reggiana e Milão
Prova será on-line no dia 29 de junho