22/08/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Hoje, celebramos a memória de Nossa Senhora Rainha. O evangelho desta celebração é tirado de Lucas 1,26-38. Trata-se do relato da Anunciação.
Somos transportados por Lucas até Nazaré. Ali, percebemos que o anúncio nascimento de Jesus não é fruto de uma inteligência humana, mas de algo que vem do próprio Deus. Deus toma a iniciativa.
Tudo começa com Isaías. Num país invadido e oprimido, Deus anuncia que vai libertar o seu povo. Faz o anúncio do nascimento de uma criança, dotado de notável sabedoria e prudência, um guerreiro que se tornaria o herói do seu povo. Com o seu poder, ele traria a paz e assim a escuridão na qual vivia Israel se transformaria em luz.
É Deus quem toma a iniciativa de realizar o seu plano de salvação.
O nascimento tem sempre em si algo de milagroso, tanto mais se trata de um menino que nasce de uma mulher idosa e, obviamente, muito mais se nasce de uma adolescente que não manteve relações sexuais.
Este é o plano de Deus. Um plano estranho, que parece querer transformar o fácil em difícil para tornar claro o seu poder sobre o tempo e a história. Jesus cumpre as profecias do Antigo Testamento e entra na história através de Maria. Assim, Maria não é apenas um instrumento de Deus, se torna a mãe de seu filho. De Maria Deus espera apenas um sim. Um sim de uma serva que a transforma em algo maior do que o ser humano possa imaginar. Ela se transforma em rainha do céu e da terra, mostrando que o ser humano pode se transformar em senhor do mundo e da história se viver de acordo com a graça de Deus.
Ó Deus, que fizestes a mãe do vosso filho nossa mãe e rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas.
Evento foi realizado de 15 a 20 de abril passando por Reggio Emília - Bassa Reggiana e Milão