Evangelho do dia: Sem Deus nada podemos fazer

01/12/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Mateus 15,29-37, fala que Jesus, retornando à Galileia, faz um discurso nas regiões de Tiro e Sidônia, fora dos limites da Palestina, e multiplica novamente os pães (cf. Mt 14,13-21). Desta vez, os destinatários de seus ensinamentos não são somente os hebreus, mas também os pagãos que desceram com Ele até a Galileia. O evangelista ressalta, de fato, que, depois da multiplicação dos pães, os presentes glorificaram ao Deus do povo de Israel. A finalidade do milagre é fazer com que todos, indistintamente, compreendam que podem se beneficiar da salvação.
Também os discípulos parecem ter compreendido a desproporção da tarefa que lhes seria confiada no futuro. No fundo, eles tinham uma pergunta a fazer a Jesus: “onde acharemos pão para matar a fome de tanta gente?”. Em outras palavras, eles se perguntaram: como faremos agora que os limites da Palestina foram ultrapassados e tantas culturas foram incluídas por Cristo no horizonte da salvação?
Esta não é um pergunta qualquer. Na verdade, trata-se da mesma pergunta que o ser humano faz para Deus, no abismo da sua pobreza. Ela surge da consciência que aflora também em nós de que sem Deus nada podemos fazer.
Ao difícil trabalho pela conversão de nós mesmos, à tarefa de testemunhar a nossa fé aos outros e de anunciar o evangelho a todo o mundo que nos rodeia, contrapõe-se como obstáculo a desproporção das nossas forças: onde acharemos, Senhor, a capacidade e a coragem para dar uma resposta à necessidade de verdade, de justiça e de amor que a humanidade nos faz?
A nossa ação no mundo poderá ser realizada segundo o desejo de Deus, sem provocar violência e abusos, somente se no coração soubermos manter uma atitude profundamente religiosa: a de saber que temos sempre necessidade do auxílio de Deus em toda e qualquer situação que nos encontrarmos.

Fonte: Catholic