13/04/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Ser livre ou ser escravo do pecado: eis o dilema que cada pessoa enfrenta durante a sua vida! Ser livre significa pertencer completamente a Deus, fazer a sua vontade, porque Ele deseja a nossa salvação. Ser livre fazendo o bem é agradar a Deus. Ao contrário, ser escravo do pecado significa ir pela própria estrada, ser senhores de nós mesmos.
O evangelho de hoje e de sempre, tirado de João 8,31-42, nos ensina a perseverar no ensinamento de Jesus. Perseverar significa conservar-se numa posição sempre, constantemente. Em matéria de fé, perseverar significa acreditar em detrimento da lógica humana e daquilo que nós chamamos de unanimidade. Quanto ao cristão, perseverar significa ter a coragem de dar um voto de confiança a Jesus, permanecer sempre na casa do Pai.
Mas o evangelho também nos convida a pensar sobre o significado da liberdade, esse dom que Deus nos dotou desde que nascemos. Liberdade não fazer tudo o que queremos, mas fazer aquilo é preciso para tornar as nossas relações mais harmoniosas.
A Bíblia apresenta como a liberdade deve ser vivida pelos hebreus e pelos cristãos. Os hebreus, segundo o evangelho de Deus, acreditavam que eram livres, mas não eram, porque existem muitas formas sutis de escravidão, sendo que as piores são as nossas tendências ao mal, as nossas imaturidades e as nossas fraquezas, e são piores porque brotam no nosso interior, nos enganando, porque pensamos que estamos fazendo a nossa vontade quando na verdade estamos cedendo aos nossos desejos, que não nos deixam ser livres.
Jesus, sendo judeu, nos ensinou como devemos viver a nossa liberdade de cristãos: permanecendo unidos a Ele. É dessa forma que podemos vencer a nossa natureza inclinada para o mal e sermos verdadeiramente livres. A partir dessa experiência, o cristão se torna construtor de um novo jeito de viver na sociedade, jeito esse marcado pela harmonia, pelo respeito ao outro e à vida e pela capacidade de ver em Jesus aquele que salva o homem, lá onde o mal tem a sua fonte.
Paróquia Universitária conta com programação especial
Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio