Evangelho do dia: Seremos recompensados por seguir Jesus

01/03/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

No evangelho de hoje, de Marcos 10,28-31, Jesus fala da recompensa que será dada àqueles que deixaram tudo para segui-Lo. É claro que não se trata de fazer sacrifícios em vista de interesses, realizando assim um ato de egoísmo e não de honra a Deus, mas podemos estar certos de que o Senhor é mais generoso do que nós e por isso Ele pede que também nós sejamos generosos.

O evangelho confirma isso. Quando Pedro diz a Jesus que os discípulos deixaram tudo para segui-Lo, também está perguntando que recompensa eles terão. Jesus diz: “Em verdade vos digo: ninguém há que tenha deixado casa ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras por causa de mim e por causa do Evangelho que não receba, já neste século, cem vezes”.

Quem é que deixa tudo para seguir Jesus? É o pai de família que não mede esforços para ajudar seus filhos a ter um futuro melhor; é a mãe que se dedica aos seus filhos desde que nascem até quando estão preparados para a vida; é o profissional que atua na sociedade e que faz de tudo para não se deixar moldar pela corrupção e pela injustiça; é o padre, o papa, os bispos e todos os ministros da Igreja que procuram tornar a Palavra de Deus um monumento vivo e cheio de valores como alternativa para um mundo que se molda em torno do ídolo chamado dinheiro e que tem como templo o mercado.

E isso coloca as coisas no seu devido lugar. É falsa a pretensão de dar algo a Deus sem querer receber nada em troca, porque é Deus quem dá por primeiro, e é ainda Ele que, no fim, dará tudo de maneira superabundante. Nós somos apenas um pouco como espelhos da generosidade divina: aquilo que recebemos nós podemos dar em parte, para receber ainda mais.

Até na missa nós vivemos esse tipo de comportamento. No ofertório, dizemos a Deus: “Nós Te apresentamos estes dons que recebemos de tuas mãos. Tu nos deste este pão e este vinho e nós te devolvemos com generosidade humildade, para que tu nos dês ainda mais, não somente o pão material, mas um Pão de vida, não somente o vinho, fruto da videira, mas o Vinho do Reino Eterno”.

É esta a dinâmica de nossa vida, que nos deve trazer sempre a alegria, para que sejamos verdadeiramente envolvidos pela generosidade divina, que nos entrega tudo, a fim de que possamos receber ainda mais: a graça de Deus.

Notícias


04/06/2025 - 07:10 - Graduação

UCDB promove evento Propaganda na Prática com foco na integração entre academia e mercado

Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda



03/06/2025 - 12:38 - UCDB

S-Inova UCDB abre inscrições para seleção de empresas para pré e incubação

Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet