10/03/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O caminho da Quaresma é todo ele uma imploração do perdão divino, que encontra a sua fonte no sacrifício da cruz, presente na eucaristia. Hoje, a liturgia nos lembra que são dois os caminhos e que nós devemos escolher o bom. O Senhor nos oferece o caminho do bem e nos põe em alerta contra a ilusão que nos faria escolher o caminho fácil com suas vantagens imediatas.
Na primeira leitura, do livro do Deuteronômio 30,15-20, encontramos o afeto paterno do Pai, que se expressa com o respeito e com o desejo que Ele tem do nosso bem. O Senhor tem um grande respeito pela nossa liberdade, não nos obriga, mas nos propõe: “Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça”.
A vida consiste em amar o Senhor com todo o coração, com toda a alma e com toda a força, isto é, de observar os seus mandamentos, ser dóceis à sua Palavra. O mal, ao contrário, consiste em seguir a própria vontade, os instintos do coração, agindo segundo os nossos próprios caprichos. É um caminho, certamente, mas um caminho que leva à perdição.
Deus, porém, almeja sempre o nosso bem e, então, quase nos pede de joelhos para escolher a vida, amando o Senhor Deus, obedecendo à sua voz e apegando-nos a Ele, pois é Ele a nossa vida e é Ele quem prolonga os nossos dias.
No evangelho, de Lucas 9,22-25, Jesus nos repete essa mesma escolha. A salvação imediata, que conduz à perdição, ou a renúncia a nós mesmos, que nos leva a perder a verdadeira salvação. “Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.
Para “mim”, Jesus é a verdadeira garantia da nossa escolha. Quem escolhe Jesus realiza a própria vida cristã aceitando serenamente a própria cruz, seja na alegria ou na dor. Jesus é o verdadeiro amigo e confidente, Ele jamais desilude.
Portanto, não endureça o coração ao seu chamado, à voz de Jesus que está chamando você, porque Ele conhece a sua história ou o seu problema e, assim, você convidado a pegar a sua cruz e a confiar n’Ele.
Fonte: La Chiesa
Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda
Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet