Evangelho do dia: Um encontro decisivo

02/02/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Seguindo a tradição de Israel, Maria, após quarenta dias do nascimento de Jesus, foi ao templo para “purificar-se”, devido à ideia de que a mãe que dava à luz ficava manchada. Então, ela devia ir ao templo para se purificar e oferecer a Deus o seu primogênito. Hoje, esta festa é conhecida como Apresentação do Senhor ao Templo.

No evangelho que leremos, Lucas (2,22-40) relata que, quando Maria e José entravam no templo para cumprir com os ritos da Lei, Simeão, homem justo e piedoso, que esperava a consolação de Israel, por inspiração do Espírito Santo, reconheceu no Filho da família de Nazaré o enviado por Deus como salvador e redentor do mundo. Tomou-o em seus braços e pronunciou uma oração muito bonita que pede a Deus que o deixe descansar em paz porque viu em Jesus a glória do seu povo Israel e a salvação que tanto esperava. Nesse encontro, havia também a profetiza Ana, que se tornou a primeira apóstola do Messias, uma vez que falava do menino para todos os que esperavam salvação e a redenção de Jerusalém.

Este evangelho é importante para nós, porque nos fala do encontro com o Senhor Jesus. Trata-se de um encontro decisivo para todos: graças a Ele conhecemos o amor de Deus por nós, compreendemos o significado mais verdadeiro da nossa vida e de toda a história humana, e somos tornados capazes de agir com potencialidades novas, agradecidos pelos dons recebidos, na imitação daquele que nos amou por primeiro.

Se partilharmos essa experiência do encontro com o Senhor Jesus, sem dúvida ajudaremos todos a compreender como tal encontro pode mudar as nossas vidas, e nos sustentaremos uns aos outros na missão de testemunhar ao mundo a grandeza e o poder do seu amor.

Infelizmente, frequentemente há encontros que nada produzem. Jesus nos ensina que a força do encontro que rende frutos está na gratuidade, na partilha, no serviço. Assim, o Senhor Jesus vem ao nosso encontro, e assim é o projeto divino, motivo que deve suscitar alegria e gratidão a exemplo de Maria, José, Ana e do velho Simeão. O verdadeiro encontro exige uma atitude de abertura e de acolhida. O encontro com o Senhor não pode acontecer sem que em nós aconteça uma profunda purificação, a oferta da nossa vida.

Fonte: La Chiesa

Notícias




14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial