Evangelho do dia: Um fogo que deve arder dentro do coração

21/10/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Quando se compreendeu que a essência do cristianismo é vivida na caridade, no apaixonado amor a Deus e àquilo que é do alto, as palavras do evangelho de hoje, tirado de Lucas 12,49-53, não deveriam soar para nós estranhas nem contraditórias. Disse Jesus: “Eu vim lançar fogo à terra… Julgais que vim trazer paz à terra? Não, digo-vos, mas separação. Estarão divididos: o pai contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora, e a nora contra a sogra”.
Não existe contradição nas palavras de Jesus. Jesus está empregando uma linguagem contraditória na aparência para dar a entender precisamente em que consiste o verdadeiro amor por Ele. Sim, porque o amor, realmente como o cristão deve entendê-lo, vai muito além de ser um sentimento diluído de afeto, bonito e passageiro como uma flor de primavera. Ao contrário, é como o fogo que, uma vez aceso, vai consumindo tudo. É algo que se estende, que tende por sua natureza a expandir-se com calor, com paixão e que divide os corações frios e mesquinhos que nada mais pensam que não em preencher suas pobres pretensões.
A caridade é, portanto, esse fogo que Jesus espera arder nos corações daqueles que vierem a amá-Lo. Suas palavras, assim, não podem ser interpretadas com a literalidade da carne. É preciso ter experimentado o fogo do seu amor para entender suas palavras corretamente.
Peçamos, portanto, hoje, o dom da caridade, de um amor apaixonado por Cristo, que seja capaz de fazer guerra às forças que querem destruir a verdadeira paz na terra. Peçamos para que saibamos amar até ser incompreendidos pelos egoístas do nosso mundo. Peçamos para que vivamos sempre em estado de luta, na luta de quem acredita na força do amor e consegue fazer com que o maior número de pessoas conheça a esse Deus que se entregou por nós todos por puro amor. Nisso saberão todos que somos de Cristo. Peçamos também para que tenhamos confiança n’Ele. Para que o amor sempre alcançe a sua vitória sobre o pecado e a morte.

Fonte: Catholic

Notícias


22/05/2025 - 07:15 - Pastoral

Paróquia Universitária celebra promessas de salesianos cooperadores

Formação ocorreu durante dois anos


20/05/2025 - 07:03 - Graduação

Dia de Campus oferece vivência prática em Medicina Veterinária para estudantes do ensino médio

Evento é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas