Fórmula Universitária é estímulo para cursos de Engenharia

21/07/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Guilherme Fornari

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Os cursos de Engenharia Mecatrônica e Mecânica, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participaram neste último domingo (18), da terceira etapa de treinos livres, do Campeonato Brasileiro de Fórmula Universitária. Realizada no Autódromo Internacional Orlando Moura, localizado em Campo Grande, a competição aconteceu durante o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 e contou com a equipe da Universidade de Brasília (UnB).

A Fórmula Universitária, antigamente nomeada Categoria Júnior, foi criada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Atualmente, ela é viabilizada por meio da Fórmula 3 e apoiada pela 63 Marketing. O objetivo da nova categoria é diminuir os gastos, contando com acadêmicos que não tenham experiência na área automobilística ou que nunca tenham trabalhado na mesma.

A ideia de participar da competição surgiu no ano passado, quando o ex-aluno da Católica, Sérgio Marchewicz Junior, descobriu que a CBA iria promover o evento. Por ter grande experiência na área automoblisítica e ter sido campeão e vice-campeão brasileiro em diversas categorias, o ex-acadêmico resolveu firmar uma parceria com a Instituição e começar a montagem do carro. Em novembro do ano passado, o grupo, formado por acadêmicos de Engenharia da UCDB, estava prestes a terminar a construção, quando Sérgio foi diagnosticado com câncer.

Por este motivo, a montagem foi interrompida para que o ex-acadêmico se submetesse a intensivos tratamentos. Em março deste ano, o grupo voltou ao trabalho, porém, Sérgio faleceu em meados de abril. Os acadêmicos, mesmo que abalados, retomaram o projeto e finalizaram o veículo em três semanas, tempo suficiente para participar da primeira etapa, em Brasília (DF). O carro também foi exposto na Expo-MS, na Capital. Como uma forma de homenagem, a foto do ex-acadêmico foi estampada no bico do automóvel, durante o evento.

Um dos coordenadores da equipe e das engenharias da UCDB, o professor Mauro Conti, revelou a importância da participação da Universidade na Competição, “É um grande laboratório de experiências para os alunos, além de destacar a UCDB na mídia”. Além das engenharias, acadêmicas de Comunicação também participam da equipe.

Prestes a entrar na pista, o piloto da equipe, Leonardo Parzianelo, de apenas 15 anos, natural de Chapadão do Sul, assumiu com maturidade a responsabilidade. “É muito importante para mim participar desta competição. Cheguei aqui através do kart. Estou realizando um sonho. Me escolheram, e por isso vou tentar fazer o melhor representando a UCDB e o estado de Mato Grosso do Sul”, enfatizou.

A segunda etapa foi realizada na cidade de Caruaru (PE) e contou apenas com a participação das universidades locais. A próxima etapa, caracterizada como prova teste, será realizada em Porto Alegre (RS), nos dias 29 e 30 de julho, e no dia 1º de agosto. Por enquanto, dez equipes estavam confirmadas para corrida na cidade gaúcha.