23/10/2009 - 0:00 - UCDB
Fonte:
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Teve início ontem (22),na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o seminário “Reflexões sobre o trabalho infantil e do adolescente”. Acadêmicos e professores dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia da Católica acompanharam a palestra de abertura, intitulada “Do trabalho infantil ao trabalho decente” e proferida pelo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), coordenador do Programa Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC) e mediador do Escritório da organização no Brasil, Renato Mendes.
Participaram do evento a Pró-Reitora de Ensino e Desenvolvimento da UCDB, Conceição Butera,o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª região, desembargador Marcio Vasques Thibau de Almeida, a procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 24ª Região, Rosimara Delmoura Caldeira, o diretor da Escola Superior da Magistratura do TRT, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, a diretora da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, a superintendente regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul, Marlene Alves Nogueira e o coordenador da Comissao Permanente de Investigação e Fiscalização das Condições de Trabalho no Estado de Mato Grosso do Sul, e coordenador do curso de Direito da UCDB, Maucir Pauletti.
Durante a palestra, Renato Mendes colocou o tema da palestra como um dilema ético. “Discutir este assunto é uma saia justa, pois é fundamental que para os menores viverem em condições dignas é necessário que se aceitem os mínimos da Justiça”, declarou. O membro da OIT questionou, ainda, se é justo uma criança trabalhar para garantir seus direitos e respondeu rapidamente: “Não é legal e nem consciente. É preciso tratar crianças como cidadãs livres e iguais para que se possa reverter os altos índices da exploração infantil em Mato Grosso do Sul, divulgados pelo IBGE, que superam os números do Rio de Janeiro, onde o tráfico abusa tanto das crianças”, completou.
A programação do evento está no site www.prt24.mpt.gov.br. Mais informações sobre o Seminário “Reflexões sobre o trabalho infantil e do adolescente” podem ser obtidas através do telefone 3312-3508.
Evento será realizado no auditório do bloco M
Evento será realizado em sala de aula no bloco A