O Ressuscitado: além da dor e da cruz

28/04/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pe. Pedro Pereira Borges

Música - o Ressucitado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

No último dia 22 de abril, Sexa-Feira Santa, alguns acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco, jovens da Comunidade Jesus Bom Pastor das Almas, Pré-Noviços Salesianos do Instituto São Vicente, além de outros voluntários, apresentaram pela primeira vez no Brasil a Ópera Rock O Ressuscitado, Além da Dor e da Cruz, na Praça do Papa, para mais de 1200 pessoas.

A ópera rock foi composta pelo italiano Daniele Ricci, e foi traduzida pelo Padre Pedro Pereira Borges, que trabalha na Pastoral da Universidade Católica Dom Bosco. As músicas foram trabalhadas por Marina Kelly e a cenografia ficou sob a responsabilidade de Raquel Teixeira.

Com músicas baseadas nos evangelhos, o musical apresenta a história dos últimos dias de Jesus até a sua ressurreição. Essa história começa com o conluio dos sacerdotes, com a finalidade de matá-Lo. A partir daí, o musical alterna momentos de solidão de Jesus, a dor de sua mãe, o sofrimento dos seus amigos, com a intensidade de sua condenação, crucifixão e morte.

De repente, no meio da tristeza, acontece algo que a história não é mais capaz de contar. Aquele que morreu, ressuscita. Nem mesmo os amigos que haviam convivido com Jesus antes de sua paixão e morte entendem o que está acontecendo. Jesus vai aparecendo primeiro às mulheres, depois aos discípulos.

O musical coloca como acento a figura feminina, sensível, intensa, capaz de romper as fileiras dos soldados, chegar perto de Pilatos para pedir a libertação de Jesus. Elas se alegram com a entrada de Jesus em Jerusalém, questionam o fato de que no momento em que Jesus mais precisava dos seus amigos, estes o abandonam. Choram porque, até após a sua morte, parece que roubam o corpo de Jesus.

Dentre os discípulos, o caso de Tomé se torna mais intenso porque sua dor interior leva-o a questionar os acontecimentos da paixão e da morte de Jesus e até as notícias de sua ressurreição. Para ele, tudo “é muito bonito para ser verdade”.

Quando Tomé menos espera, Jesus lhe aparece, como aparece a toda a comunidade reunida. A presença de Jesus ressuscitado traz paz para todos e, do mesmo jeito que a história começou, os discípulos, as mulheres e os amigos de Jesus explodem de alegria: “Ressurgiu: O Senhor está vivo conosco!”. Eles têm, a partir daquele momento, a certeza de que “o céu desce como brisa suave entre nós”.

O Ressuscitado, além da dor e da cruz, foi realizado como momento de evangelização da juventude e do povo de Deus através da música, como disse Dom Vittório Pavanello, Arcebispo de Campo Grande, e atingiu o seu propósito. A celebração da Semana Santa foi, assim, coroada com a certeza de que essa evangelização atinge o seu ponto máximo na alegria da ressurreição de Jesus.

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio