15/05/2018 - 7:00 - UCDB
Fonte: Natalie Malulei
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Começaram nesta segunda-feira (14) as atividades diferenciadas promovidas pelo Museu das Culturas Dom Bosco durante a 16ª Semana Nacional de Museus — evento organizado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em alusão ao Dia Internacional de Museus, comemorado no dia 18 de maio.
Na data, a mesa da abertura oficial da Semana foi composta pelo secretário estadual de Cultura e Cidadania, Athayde Nery, pela secretária adjunta da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur), Laura Miranda, e pelo coordenador do Museu das Culturas Dom Bosco, Dirceu Maurício Van Lonkhuijzen. "Esse ano a semana vem com o tema 'Museus Interconectados', buscamos novos públicos e novas abordagens. Hoje é só o primeiro dia de novas atividades, queremos que a população esteja preparada e participe, já que há ações em todo o Estado e vários outros museus participando", pontuou Dirceu, durante a solenidade.
Em seguida, houve uma palestra ministrada pelo historiador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Dr. Heitor Queiroz Medeiros. Junto com o mestre formado pelo Programa, Lídio Cavanha Ramirez, e com a liderança guarani kaiowa, Lídio Sanches, Heitor abordou o tema: “História, educação ambiental e interculturalidade: Diálogos com a cultura guarani e kaiowa”.
Com base nos estudos desenvolvidos pelo historiador na aldeia indígena Te'yikuê, em Caarapó (MS), durante a execução do pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Heitor expôs aos participantes a relação da etnia guarani kaiowa com o meio ambiente, tanto na parte da educação como nos conceitos de cuidados com a terra.
“Quis mostrar que os indígenas possuem um conhecimento extremamente sofisticado quando o assunto é a preservação da natureza. Eles têm o conceito da ‘terra sem males’, aplicado por meio da espiritualidade e da relação entre o meio ambiente e as pessoas. Essa cultura é passada de pai para filho por meio de histórias e, além disso, na aldeia há um processo de educação ambiental muito particular em que as rezas também são utilizadas”, pontuou o historiador.
Segundo Heitor, trazer este tipo de conhecimento aos participantes por meio de uma palestra no museu que é voltado para a cultura indígena, faz com que a pessoa possa criar uma relação, ainda maior, com essa população, além daquela proporcionada pela exposição em si: “Essa é uma forma de levar a discussão e a experiência adquirida até as pessoas”.
Simultaneamente à palestra, no terraço do museu, o clube de astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) promoveu a observação do céu por meio dois telescópios — um automático e o outro manual. Os participantes puderam ver estrelas e também os planetas que integram o sistema solar, como jupter.
Programação 16ª Semana Nacional de Museus
Visitas mediadas, exibição de vídeos e manuseio de réplicas são três das atividades que serão oferecidas pelo Museu das Culturas Dom Bosco de hoje (15) até sexta-feira (18). Para participar, os interessados devem fazer o agendamento por meio do site www.mcdb.org.br . Além disso, durante a semana, das 8h30 às 16h30, terá uma feira de artesanato indígena, onde artesãos das etnias Terena e Kadiwel irão expor produtos confeccionados em madeira, fibras e cerâmicas.
O evento conta também com uma roda de conversas que traz o tema “Museus hiperconectados no contexto do desenvolvimento local”, no dia 16, a partir das 19h. Na data, serão feitas apresentações de trabalhos acadêmicos e o encontro irá possibilitar a troca de experiências entre os participantes relativas à atividades práticas desenvolvidas nas áreas de cultura, educação, memória e patrimônio.
Por fim, a semana será encerrada no dia 18, com uma palestra na Câmara Municipal de Maracaju (MS). A coordenadora de promoção e gestão de imagem institucional do Ibram, em Brasília (DF), Ana Lourdes de Aguiar Costa, irá falar a respeito da “Hiperconexão e museus: desafios de experiências significativas no contexto físico e digital”.
O Museu das Culturas Dom Bosco, fica no Parque das Nações Indígenas, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 700, em Campo Grande. Para obter mais informações a respeito das atividades oferecidas durante Semana Nacional de Museus, entre em contato por meio do número: (67) 3326-9788.
Inscrição deve ser feita pela internet
Inscrições podem ser feitas pela internet