Participantes de Seminário valorizam presença acadêmica no evento

21/06/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Machado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Nos últimos três dias a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sediou a 16º Semana Nacional de Pesquisa em Enfermagem (Senpe). Além das palestras, mesas redondas, conferências, simpósios e outros trabalhos e discussões realizados no evento, que contou com a presença de estandes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Editoras Abril, Difusão, Tecbook e da própria Associação Brasileira de Enfermagem (Aben).

Sueli Oliveira da Silva, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem da sessão de Mato Grosso do Sul, explicou a importância desse evento para os acadêmicos de enfermagem e também de ser sediado pela Católica. Ainda de acordo com a presidente, a docente Leandra Souza da Católica foi responsável pela criação do projeto que deu a Instituição a oportunidade de sediar o evento. “Outras universidades da Capital também puderam fazer parte da seleção e criação de um projeto para sediar o evento, porém a UCDB foi a que mais se adaptou as nossas necessidades”, comentou.

“O acadêmico precisa ter um conhecimento cientifico básico para exercer a profissão, além disso eles precisam entender de onde vêm esse conhecimento é por isso que fazer parte do Senpe é importante”, completou a presidente da Aben MS.

De acordo com Danielle Mariano, enfermeira fiscal do Coren, a presença da entidade no Senpe é imprescindível já que o Coren é quem fiscaliza o exercício do profissional no mercado de trabalho. “Já que nós fiscalizamos se o profissional está ou não agindo de acordo com o que lhe foi ensinado, é nossa responsabilidade também estarmos aqui e participar da formação desse profissional”, explicou Danielle.

Também estavam presentes as editoras Abril, Difusão e Tecbook. Cinthia Queila da Editora Abril conta que a editora faz uma campanha de incentivo a leitura em vários eventos com a possibilidade de assinatura com valores diferenciados. “As revistas trazem sempre atualidades, saúde e notícias que também se tornam pro acadêmico, fontes de pesquisa”, contou.

“Aqui no Senpe, o acadêmico tem o contato direto com a editora que vêm até ele, proporcionando melhores preços e descontos. Além disso, existe um contato direto entre editora, autor e acadêmico, onde o acadêmico pode entender um pouco mais da metodologia da criação do livro por meio do contato com o autor”, explicou Paulo Soares, representante da Editora Difusão que lançou o livro História de uma profissão, abordando a Enfermagem.