22/04/2015 - 11:00 - UCDB
Fonte: Larissa Rhanelly / Gabriel Bittar
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Participantes do projeto de extensão Vida Nova, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foram avaliados, na semana passada, durante o evento “Diagnóstico das capacidades motoras de atletas e não atletas com deficiência motora”.
Com o objetivo de descrever indicadores e parâmetros associados à detecção, formação e seleção de talentos esportivos nas diferentes modalidades praticadas por pessoas com paralisia cerebral e outras patologias, reuniram-se no ginásio da Católica professores da UCDB e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenadores do projeto, treinadores, adjuntos e atletas.
Segundo a professora Me. Vera Lícia Baruki, a necessidade da captação dos diagnósticos se dá para direcionar os paratletas. “Realizamos uma bateria de testes com os clubes que trabalham com deficientes a fim de direcionar melhor os atletas a partir desses testes para as modalidades que eles estão treinando”, declarou. E completa: “Isso facilita o trabalho dos técnicos em relação aos esportistas”.
Para isso optou-se por separar os testes em períodos. Na parte da manhã, foram tomadas as medidas e o conhecimento sobre as patologias dos participantes. Logo após a primeira etapa, os alunos passaram para outra sala onde era avaliada a potencia do esforço físico dos membros inferiores com uma sequência de saltos numa plataforma digital. Encaminhados para as quadras, finalizaram com 6 minutos de corrida. Ao final dos exames, os profissionais pediram para que os paratletas avaliassem seu estado físico antes e depois das provas.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3312-3324.