Pesquisadora da UFSC fala sobre alimentares dos Guarani no “Seminários NEPPI”

02/06/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Mayara Bueno

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Práticas alimentares entre os índios da etnia Guarani foi o assunto tratado durante a palestra ministrada pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Dra. Nádia Heusi, realizada na tarde de ontem (1°) na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O tema faz parte do “Seminários NEPPI”, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (NEPPI) da Católica.

 

A palestrante falou sobre “Imagens de abundância e escassez: comida guarani e transformações na contemporaneidade”, que foi título de sua tese de doutorado em Antropologia Social da UFSC. A palestrante, que coordena desde 2005 a Revista Tellus, editada pelo NEPPI, discorreu sobre sua pesquisa apontando sobre as novas práticas alimentares atuais dos Guaranis e as causas dos novos hábitos.

 

“Hoje as populações não têm mais terras para viver como antes, onde eles produziam o que consumiam. Por conta disso a alimentação foi modificada, agora eles têm que preparar alimentos que antes não preparavam”, comentou.

 

Nádia Heusi apontou ainda mudanças quanto à organização social, na qual o indígena tem de trabalhar fora e comprar alimentos que antes eles produziam em suas próprias terras.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3590.

Notícias




14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial