Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Na última sexta-feira (2), os acadêmicos de Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) assistiram à palestra do piloto da Stock Car Brasil, Cacá Bueno, e do engenheiro mecânico Ricardo Levi. Os profissionais falaram da história da categoria, da evolução tecnológica, do crescimento da marca e esclareceram dúvidas dos futuros engenheiros da Católica.
O pilotopassou informações básicas sobre as categorias — Nextel, Vicar, Pick-Up Racing e Stock Júnior —, a potência do motor dos carros da categoria principal (V8, 460 cavalos e 1300Kg), o câmbio (sequencial de seis marchas), o custo que uma equipe tem com carropor ano (R$ 2.200.000,00) fora marketing esalário dos pilotos e o que realmente faz a diferença na hora de vencer uma corrida. “Todos os carros da Stock são iguais, desdemotor echassi, atépneu e o volante. O que realmente faz uma equipe ser melhor que a outra é a parte humana, engenheiros e pilotos”.
Sobre o acerto do carro, que acontece a cada corridaCacá, que convive nos boxes desde os 12 anos,explicou que diversos fatorescontribuem para que ele aconteça. “Nós fazemos acerto de altura, cambagem, caster,grau de aerofólio, mola. Pra vocês terem uma ideia, uma libra a mais ou a menos no pneu pode definir a pole position ou jogar o piloto para a décima colocação”.
Novidades
No ano que vem, a Stock Car — quinta melhor categoria do mundo — terá pelo menos duas mudanças, anunciadas por Cacá Bueno na UCDB. A potência dos motores, que hoje são de 400 cavalos, chegará a 510, e os aceleradores, que atualmente são por cabos, passarão a ser eletrônicos. A nova tecnologia permitirá que os pedais atinjam apenas 85% da capacidade de aceleração, sendo que por cinco momentos na corrida o piloto pode acionar um botão e chegar aos 100% do equipamento.
Bueno também adiantou que em breve a Stock Car passará a usar o etanol (hoje usa gasolina comum) e que adotará uma disputa semelhante a dos campeonatos de futebol. “Futuramente os quatro últimos colocados da Nextel descem para a Vicar, os primeiros da Vicar sobem e assim sucessivamente, o que deixa as categorias mais competitivas”, detalhou. Ao falar do futuro o piloto foi questionado sobre a possibilidade de acadêmicos trabalharem com automobilismo. “As chances são remotas, pois a adaptação demora, é muito cansativo. Em Curitiba, havia 12 estagiários aprendendo, mas apenas um continuou”, afirmou. “É muito complicado”, completou, indicando a porta de acesso mais fácil: as próprias equipes e o site da Stock Car.
Mais informações sobre a palestra de Cacá Bueno na UCDB podem ser obtidas através das coordenações dos cursos de Engenharia de Computação (3312-3495), Mecatrônica e Mecânica (3312-3528).
Evento será realizado no auditório do bloco M
Evento será realizado em sala de aula no bloco A