02/06/2015 - 13:00 - UCDB
Fonte: Neppi/UCDB
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O professor Dr. José Francisco Sarmento Nogueira, pesquisador e responsável pela àrea de Comunicação do Núcleo de Estudos da População Indígena da UCDB (NEPPI) e coordenador do curso de Design participou, no último domingo (31 de maio), de uma mesa-redonda do Vídeo Índio Brasil, após a exibição do filme “Coração do Brasil”, de Daniel Solá Santiago.
O documentário, que encerrou a última noite do evento, refaz a o trajeto feito pelos irmãos Villas Boas, há 50 anos, para demarcação do centro geográfico do Brasil, em 1958. O percurso é refeito com a participação de três personagens importantes neste processo: o cacique Raoni, o indigenista Sérgio Vahia de Abreu e o documentarista Adrian Cowel. “Acho importantíssimo trazer este tipo de discussão para o público que aprecia o audiovisual, pois mostra a diversidade e complexidade da questão indígena”, ressaltou José Sarmento.
O Vídeo Índio Brasil 2015 foi realizado de 27 a 31 de maio, no Armazém Cultural Helena Meirelles, em Campo Grande, e exibiu dez obras audiovisuais sobre a temática indígena (quatro longas e seis curtas). Além dos filmes, o evento contou com uma mostra fotográfica das edições anteriores realizadas em Campo Grande e uma pequena feira de produtos indígenas.
Sobre o Projeto
O Vídeo Índio Brasil é um projeto de Nilson Rodrigues, realizado no Mato Grosso do Sul de 2008 a 2010. Sua primeira edição, em 2008, aconteceu nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Dourados e atraiu mais de 10 mil espectadores.
O projeto ficou conhecido nacionalmente em 2010 com a criação de uma rede de exibição simultânea em mais de 111 cidades brasileiras. Em 2011 a sede do festival se transferiu para Brasília, cidade que sediou o evento até 2014. Após cinco anos, o evento retornou para Campo Grande em 2015.
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)