16/12/2025 - 8:40 - UCDB
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi nomeado como diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect). Ele assume o novo cargo a partir de 1º de janeiro de 2026 para um mandato de três anos. A nomeação foi publicada no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul de hoje (16).
Formado em Medicina Veterinária, possui mestrado (2001) e doutorado (2006) em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro (RJ). Docente da UCDB desde 2006, foi coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, ocupou o cargo de Coordenador de Pesquisa da UCDB (2009-2012); foi coordenador estadual do Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste (2012-2017), integrou o Comitê Científico da Católica, o Comitê de ética em Pesquisa (CEP), o Comitê de Ética em uso de Animais (CEUA) e a Comissão Interna de Biossegurança (CIBio).
A partir de 2018, assumiu o cargo de Pró-Reitor e foi sob sua gestão que a UCDB consolidou-se como referência na pesquisa científica, tendo sido a primeira instituição de Mato Grosso do Sul a sediar um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) — autorização renovada para mais um ciclo.
“Gostaria, antes de tudo, de expressar meu agradecimento ao governador Eduardo Riedel pela confiança. Agradeço à comunidade científica de Mato Grosso do Sul, que sempre me inspirou e apoiou ao longo da minha trajetória como pesquisador. São mais de 25 anos de trabalho pela ciência e este é o momento de usar essa experiência para fortalecer ainda mais a pesquisa e a inovação em nosso Estado. Também quero parabenizar a atual diretoria da Fundect pelo que foi realizado até aqui e convidar a todos os colaboradores e servidores para trabalharmos lado a lado. Acredito que a ciência avança quando unimos esforços em prol do bem comum”, afirmou Cristiano Carvalho.
Apresentação gratuita será no Teatro Aracy Balabanian
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq