15/07/2025 - 7:05 - UCDB
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A psicóloga, professora Eveli Freire de Vasconcelos, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participou nesta segunda-feira (14/07) da audiência pública “Servidores da Saúde em Risco: Enfrentamento à Violência contra Servidores Municipais da Saúde de Campo Grande”, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande. O tema foi proposto pela vereadora Luiza Ribeiro, presidenta da Comissão Permanente de Direitos das Mulheres, de Cidadania e Direitos Humanos.
Referência no estudo de saúde mental e trabalho, a docente também coordena o Laboratório de Pesquisa em processos psicossociais e saúde nas organizações no trabalho. “Uma solução é criar um plano de ação, uma sistemática, que é uma série de ações relacionadas a diversos âmbitos da sociedade que podem auxiliar nesse processo, que vai desde a elaboração de política pública a políticas internas nas organizações, nos postos, com treinamento e desenvolvimento da liderança das pessoas. Acima de tudo é preciso uma mudança de cultura, que está em todos os ambientes de trabalho, não só nos postos de saúde”, destacou a professora.
Segundo a casa de leis, a iniciativa parte da urgência em discutir um cenário alarmante: o crescimento contínuo de relatos e denúncias envolvendo assédio moral, assédio sexual, ameaças, violência psicológica, injúria, difamação, lgbtfobia, agressões físicas, furtos, roubos e até tentativas de estupro contra trabalhadores e trabalhadoras da rede pública de saúde da capital sul-mato-grossense.
Também participaram representantes do Conselho Regional de Psicologia, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Serviço Social, Ministério Público do Trabalho, sindicatos da área da saúde, além das secretarias municipais de Saúde e de Segurança e Defesa Social.
Evento será realizado em sala de aula no bloco A